29.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Febraban anuncia fim do DOC/TEC no dia 15

Serviços bancários caíram em desuso por conta de alternativas mais eficazes de pagamento.

Por Gustavo Costa

O Documento de Ordem de Crédito (DOC), um dos mais conhecidos meios de transferência em instituições bancárias, está encerrando a sua trajetória. Além do DOC, também será encerrada a Transferência Especial de Crédito (TEC).

- Continua após a publicidade -

O anúncio foi da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que informou que os serviços serão encerrados no dia 15 de janeiro. A Febraban lembra que a data máxima de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. O prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes também encerrará na data.

Foram realizadas 59 milhões de transações via DOC em 2022, 0,09% do total de 63,062 bilhões de operações bancárias feitas no ano. Para efeito de comparação, o serviço ficou atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do Pix, que somou 24 bilhões de operações em 2022.

Da mesma forma, a TEC, idealizada de maneira exclusiva por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, caiu rapidamente em desuso após a implementação dos meios de pagamento instantâneos.

De acordo com o bancário capixaba Paulo Oliveira, os dois serviços já estavam obsoletos nas cada vez mais modernas agências. “Dentro de banco já não se fala destes serviços há anos, desde que a Transferência Eletrônica Disponível (TED) passou a ser a norma popular do mercado e passou a entrar em pacotes de gratuidade para os clientes. DOC e TEC são dois de vários serviços que estão defasados há pelo menos 5 anos e já não possuem razão de existir, além de terem custo para o banco e para o cliente”, falou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA