25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Sacis ocupam Sesc Glória em exposição aberta até abril

Mostra interativa reúne 77 trabalhos que representam os sacis, desde obras de artistas locais a reproduções de pinturas de Brecheret e Tarsila do Amaral

Por Mariah Friedrich

Um dos personagens mais icônicos do folclore brasileiro, o saci, em sua diversidade de representações possíveis, ganha destaque em exposição totalmente dedicada aos mestres das traquinagens. Capixabas e turistas terão até o dia 28 de abril para conferir a  OcupaSacy Vix, inaugurada nesta quinta-feira (11) no Sesc Glória, com entrada gratuita.

- Continua após a publicidade -

A mostra promete ser um mergulho no universo misterioso e sapeca dos Sacis. Com curadoria de Rudá K. de Andrade, reúne 77 obras que retratam o ser mitológico, desde reproduções de pintores como Brecheret e Tarsila do Amaral a trabalhos de Geraldo Tartaruga e Luiz Telles e artistas capixabas como Rick Rodrigues e Marcelo Bicalho.

Depois de milhares de pessoas terem visitado em São Paulo, BH, Rio de Janeiro, Taubaté e S. L. do Paraitinga, a ocupação chega em sua 6º edição para reflorestar sacys no imaginário de crianças e adultos no Espírito Santo, com uma proposta interativa para provocar crianças e adultos a descobrirem onde esses seres se escondem e ampliarem o conhecimento sobre o universo particular dos peraltas.

O projeto cenográfico da mostra é de Marcelo Bicalho e a Maria Sobral, que também expõem algumas obras na OcupaSacy. O artista e ilustrador participou da primeira edição da mostra, realizada no Sesc Interlagos, em São Paulo, em 2018.

A exposição toda se estrutura em torno do fabuloso inventário dos 77 Sacis, um livro manual no formato de um manuscrito medieval, onde estão reunidas descrições das 77 espécies de sacis existentes dentro da mitologia criada pelo autor Rudak K. Andrade, que é o curador da mostra, no processo da primeira Ucupa SACI. As ilustrações são de Marcelo Bicalho. 

“Além do próprio inventário do 77 Sacis, participo da mostra com instalação em papel Sacis Brisa, suspensa na sala de entrada, um quadro do Saci Perere no Redemoinho e também uma instalação com cabaças suspensas, que contém animações, além das artes dos livros cenográficos “, conta o artista.

Ele descreve o Inventário criado para as exposições como um livro que teria sido escrito a muitas mãos pelos saciólogos, ao longo de um período muito grande de tempo, em várias fases da história do Brasil, com contém ilustrações em diferentes estilos.

“No caso do SESC Glória, a gente conta a história que quando o teatro estava em reforma, foi derrubada uma parede e atrás dela encontrado tinha esse livro contendo as caixas com  os sacis estavam engarrafados ali dentro. Só que os sacis locais, a Imandade dos Sacis livres, libertou esses seres, que passaram a ocuparam o SESC Glória. São várias brincadeiras que a gente faz ao longo da exposição dentro desse caráter sacisístico, do lúdico e criativo”, explica o artista, que também criou sete sacis capixabas para a edição.

Os visitantes percorrerão ambientações como a sala do saci, cozinha e quarto de dormir, descobrindo o acervo de representações artísticas que se misturam com a própria cenografia e território ilustrando vário sacys.

O diretor de Programas Sociais do Sesc/ES, Erthelvio Monteiro Nunes Junior, destacou que a iniciativa tem como objetivo aproximar as pessoas desse folclore e das expressões artísticas inspiradas nesta cultura. “É uma oportunidade de brincar e mergulhar em um universo muito mais rico em história, arte e cultura”, coumentou.

A ‘Teoria da Diversidade Sacyzística’ é explorada na exposição, apresentando diversas espécies de sacis, como o micuim, pequenino; o sacy açu, gigantesco; e o famoso Pererê.

Visita guiada

Durante o mês de janeiro, os visitantes poderão realizar uma visita acompanhada pela equipe de mediadores ao espaço da exposição apresentando as histórias, curiosidades, brincadeiras e as obras dos artistas participantes com a finalização em uma oficina sacyzística.

A visita permite até 20 pessoas por grupo e deve ser agendada através do formulário disponibilizado pelo Sesc Glória, com horários disponíveis às 11h, 14h30, 16h e 18h30.

Serviço:

OcupaSacy VIX
11 de janeiro a 28 de abril 2024 – De quarta à sábado, das 10h às 20h
Galeria de Arte Carlos Crepaz e Levino Fânzeres, Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória
Entrada gratuita
Inscrições para visitas guiadas pelo formulário (horários disponíveis: 11h, 14h30, 16h e 18h30)
Classificação Livre

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -