21.6 C
Vitória
sábado, 5 DE outubro DE 2024

Exportação de pedras naturais aumenta 8,3%

É neste cenário otimista que começou nesta terça-feira (27) a 35ª edição da Cachoeiro Stone Fair

Por Redação

Com uma alta de 8,37% nas exportações nos primeiros sete meses deste ano, que corresponde a um volume acumulado de US$ 726,5 milhões, o setor de pedras naturais do Brasil volta a se ver otimista, após um 2023 de queda de 12% em relação a 2022, nesse recorte de janeiro a julho.

- Continua após a publicidade -

Os dados são do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e mostram ainda que, somente em julho, o crescimento foi de 7,35%, visto como bastante significativo na comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando US$ 124,8 milhões em exportações no mês. Entre os principais destinos, Estados Unidos, China, Itália, México e Reino Unido, respectivamente.

Os números reforçam a posição do Brasil como o quarto maior produtor de rochas ornamentais do mundo, liderando fora do continente asiático, e o 5º maior exportador. Hoje, a indústria brasileira de pedras naturais é composta por 12.200 empresas, 6.600 enquadradas na indústria de transformação e 5.600 na indústria extrativa. Já o Espírito Santo é o maior exportador e principal produtor do Brasil, com 81,67% das exportações do país em valor e volume. Apresenta ainda o maior número de empresas do segmento.

É nesse cenário promissor que o Espírito Santo recebe até sexta-feira (30) compradores internacionais de países como Estados Unidos, México, Reino Unido e Índia. Eles vêm ao Estado para participar das rodadas de negócios da Cachoeiro Stone Fair, a mais tradicional feira de pedras naturais da América Latina, que no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa.

LEIA MAIS
Portocel embarca placas de rochas naturais em sistema inovador que dispensa contêineres Portocel embarca placas de rochas naturais em sistema inovador que dispensa contêineres - O stonelift foi desenvolvido pelas empresas capixabas Cruzzto e Spinola e Portocel foi escolhido para realizar o primeiro embarque
Empresários do Espírito Santo e de Minas visitam a Samarco e ampliam visão do negócio Empresários do Espírito Santo e de Minas visitam a Samarco e ampliam visão do negócio - Objetivo é ampliar o conhecimento sobre a empresa, seus valores, necessidades e operações, além de fortalecer a parceria selada pelo programa que é desenvolvido pela…

Um dos destaques da feira é o estande do programa It’s Natural – Brazilian Natural Stone, uma iniciativa do Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O espaço serve como um hub para as Rodadas de Negócios, onde empresas do setor têm a oportunidade de se conectar com compradores internacionais.

Durante a feira, pelo menos 15 empresas apoiadas pelo projeto setorial participarão das reuniões com compradores internacionais, como parte do Projeto Comprador. As reuniões, realizadas a cada 30 minutos, permitem que as empresas apresentem seus produtos, facilitando negociações e aumentando a possibilidade de fechamento de novos contratos.

“Em 2023, o Centrorochas apoiou a vinda de nove compradores à Cachoeiro Stone Fair. A ação resultou em aproximadamente R$ 15 milhões em negócios. Este ano, estamos confiantes de que as Rodadas de Negócios irão repetir o sucesso e proporcionar ainda mais oportunidades para o setor”, destacou otimista o presidente do Centrorochas, Tales Machado.

Experiência

A Cachoeiro Stone Fair 2024 também oferece uma experiência imersiva para formadores de opinião internacionais, incluindo jornalistas e influenciadores dos Estados Unidos, Turquia e Líbano. Eles participam de visitas a pedreiras, indústrias e showrooms, onde podem conhecer de perto o processo de extração, beneficiamento e aplicação das rochas ornamentais, além de acompanhar a feira.

“A Cachoeiro Stone Fair é projetada para promover a integração entre todos os segmentos da cadeia produtiva, desde a extração até o beneficiamento e a comercialização. Com um público estimado em 18 mil pessoas e a presença de representantes de 28 países e de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, a feira tem áreas dedicadas a cada etapa do processo, além de palestras e workshops que abordam temas relevantes para todos os envolvidos. A cada ano, buscamos incorporar inovações que atendam às demandas do mercado”, comentou Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa realizadora do evento.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA