19.4 C
Vitória
terça-feira, 23 DE julho DE 2024

Eventos no ES poderão ser obrigados a ofertar água gratuita

Duas propostas em tramitação na Ales querem a garantia de água em eventos de grande porte no Espírito Santo

Por Robson Maia

Dois Projetos de Lei (PL) em tramitação na Assembleia Legislativa (Ales) prevê que os promotores de eventos privados de grandes proporções no Espírito Santo deverão garantir ao público, de modo gratuito, o acesso à água potável em bebedouros instalados em locais estratégicos e bem sinalizados. As medidas são de autoria dos deputados Iriny Lopes (PT) Coronel Weliton (PTB).

- Continua após a publicidade -

Por ter sido protocolada em data mais recente, a matéria assinada por Coronel Wellington segue tramitando apensada à iniciativa de Iriny, e estabelece limite de público (a partir de mil pessoas) para que os bebedouros sejam disponibilizados em quantidade compatível com a demanda.

Já a proposta da petista não cita números específicos, dispondo que caberá ao Poder Executivo determinar a quantidade de pontos de fornecimento de água levando em consideração a estimativa de público e a natureza do evento.

Os projetos preveem punições pelos órgãos competentes caso haja descumprimento da medida, passando por advertência e aplicação de multas; na iniciativa de Iriny Lopes há ainda previsão, se necessário, de suspender autorização para o promotor cultural ou esportivo realizar futuros eventos.

Iriny denominou seu PL 929 “Lei Ana Benevides”, em alusão à morte da jovem de 23 anos, no dia 17 de novembro de 2023, decorrente de intensa desidratação durante o show da cantora Taylor Swift, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Em decorrência do fato, o ministro da Justiça, Flávio Dino, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, baixou portaria permitindo ao público em todo o país entrar com garrafas de água para uso pessoal em apresentações culturais e esportivas.

A medida obriga também os promotores de eventos em locais com muito calor a disponibilizar água potável gratuita em ilhas de hidratação de fácil acesso.

A matéria elaborada por Iriny prevê, ainda, a distribuição gratuita pelos organizadores de eventos de embalagens para armazenar água a ser utilizada por aqueles que não estiverem portando garrafas ou copos, sem custos adicionais para os consumidores.

A iniciativa propõe também que os promotores de espetáculos que sejam de entrada gratuita devem incentivar o público, por meio de mensagens publicitárias, a levar água potável para os eventos.

Os dois projetos obrigam os organizadores de eventos de grande porte no Espírito Santo a permitirem a entrada de pessoas portando garrafas plásticas a serem usadas para armazenar água nos bebedouros.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA