21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Crohn: especialista explica os sintomas e tratamento da doença

Evaristo Costa recebe alta médica após seis dias internado

Por Kebim Tamanini

O jornalista Evaristo Costa recebeu alta médica nesta quarta-feira (17/01) após seis dias de internação para tratar uma sepse urinária e complicações decorrentes da doença de Crohn, uma condição inflamatória crônica que afeta o sistema digestivo.

- Continua após a publicidade -

Diagnosticado com a doença há quatro anos, enfrentou uma série de sintomas intensos na última sexta-feira (12) , incluindo fortes dores abdominais, febre, perda de peso e diarreia. Esses são sintomas comuns da doença de Crohn, que incluem diarreia com sangue e muco, perda de peso, dor abdominal, anemia e fadiga, entre outros.

A médica especialista em coloproctologia, Mônica Pacheco, esclarece que o diagnóstico da doença é realizado por meio de uma análise abrangente, envolvendo histórico clínico, exame físico e proctológico, além de procedimentos como colonoscopia com biópsia e exames de imagem, como enterotomografia ou entero-ressonância.

“O tratamento da doença de Crohn inclui o uso de medicamentos imunossupressores e imunobiológicos, sendo a cirurgia uma opção em casos mais graves. Embora não haja cura para a doença, um tratamento adequado e acompanhamento constante podem levar à remissão clínica, endoscópica e histológica”, explica Pacheco.

Médica especialista em coloproctologia explica os sintomas e tratamento da doença de Crohn que acometeu o jornalista
Momento que Evaristo Costa recebeu alta dos médicos. Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

A médica esclarece que não é possível prevenir totalmente a doença, mas é recomendado seguir hábitos para amenizar. “Uma alimentação saudável, associada à atividade física adequada, pode contribuir para o equilíbrio na microbiota intestinal, reduzindo o risco de crises”, pontua a especialista em coloproctologia.

Evaristo Costa disse em suas redes sociais que agora segue em recuperação e sob acompanhamento médico. “Não estou saindo com a infecção totalmente controlada, segundo os últimos exames, mas seguirei o tratamento de casa com antibióticos via oral”, relata.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA