23.8 C
Vitória
domingo, 21 DE julho DE 2024

Para Eurogrupo, apesar da crise, zona do euro foi resiliente e cresceu em 2022

O eurogrupo reúne os ministros das finanças do bloco da moeda comum

O presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, afirmou nesta segunda-feira, 16, que, apesar da crise, a zona do euro foi resiliente e cresceu acima das expectativas em 2022. “Nosso desempenho foi surpreendentemente positivo, apesar dos danos econômicos provocados pela guerra na Ucrânia, mas reconhecemos os desafios que altos preços de energia e da inflação estão trazendo para as economias”, observou Donohoe.

Os comentários foram realizados durante coletiva de imprensa após reunião do Eurogrupo para discutir o projeto do euro digital, coordenação de políticas monetárias e recomendações para a zona do euro em 2023, além de outros temas variados.

- Continua após a publicidade -

O eurogrupo reúne os ministros das finanças do bloco da moeda comum.

Diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês), Pierre Gragmena reiterou a declaração de Donohoe e afirmou que a zona do euro “lidou bem” com a última crise.

Gragmena também apontou que os preços de energia estão agora em um patamar mais baixo do que alguns meses atrás, permitindo que a zona do euro trace políticas sustentáveis para que a queda e o impacto sobre a inflação seja reduzido.

Euro digital

Paschal Donohoe anunciou também que até o outono europeu – final do terceiro trimestre – deste ano, o Banco Central Europeu (BCE) deve apresentar os resultados dos testes com o euro digital e estratégias para implementação do projeto.

Nova reunião

Donohoe também anunciou uma nova reunião entre os ministros das finanças da zona do euro, em março. O objetivo será expandir as discussões e ideias sobre política fiscal iniciadas hoje, para desenhar uma estratégia conjunta entre os países membros do grupo.

Croácia

O presidente do Eurogrupo ainda elogiou a adesão da Croácia ao euro, dando boas-vindas ao país como novo integrante da unidade monetária. A aprovação para o ingresso da Croácia na zona do euro aconteceu em 12 de julho de 2022.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA