26.3 C
Vitória
terça-feira, 29 setembro, 2020

Estratégia na era dos dados

Leia Também

Antecipação do INSS poderá ser pedida sem limitação de distância

Até 31 de outubro, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão pedir a antecipação do auxílio-doença em todas as localidades do país.

Banestes anuncia gratuidade para todos os clientes nas transações via Pix

Na próxima segunda-feira (05) terá início em todo o Brasil o processo de cadastro das chaves Pix, o serviço de transferências e pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central.

Mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos para outubro

Serão 30 oportunidades, gratuitas e pagas, com o objetivo de capacitar empreendedores e também aqueles que desejam empreender, por meio de cursos, webinar, palestras e oficinas.

O McDonald’s não compete mais com o Burger King ou com o Bob’s pela preferência dos clientes na praça de alimentação de um shopping

O Ifood colocou na mesma arena toda e qualquer hamburgueria de bairro e, mais, uma infinidade de restaurantes oferecendo ao consumidor incontáveis alternativas na porta de casa.

Pela ótica das 5 forças competitivas de Michael Porter, as barreiras de entrada são características de um mercado que tornam mais difícil o acesso de novos competidores.

Assim, as empresas que detém fatias relevantes do mercado sempre buscaram desenvolver tecnologias de ponta, obter economias de escala, dominar canais de distribuição, dentre outras estratégias conhecidas, para erguer barreiras de difícil transposição por qualquer novo concorrente que possa ameaçar o seu poderio.

No entanto, como destaca Moisés Naim, em seu livro O Fim do Poder, “no século XXI, o poder é mais fácil de obter, mais difícil de utilizar e mais fácil de perder.

” As barreiras clássicas à entrada de novos competidores estão sendo dizimadas, colocando em xeque o poder de grandes corporações.

Esse cenário favorece o surgimento de novos atores e uma velocidade maior na mudança de poder, entretanto, torna mais difícil manter-se no topo.

Pode-se atribuir essa fragmentação do poder às novas tecnologias, mas, na verdade, elas são as ferramentas.

O importante para vencer num cenário em que não se sabe de onde virá o seu concorrente é saber tomar as melhores decisões estratégicas a partir do que a tecnologia nos oferece: os dados.

Já é comum a expressão “dados são o novo petróleo”, para apontar que eles são um ativo essencial para qualquer organização nos dias atuais. Mas não é só a ampliação dos canais de acessos a dados que importa.

A diferença vem da rapidez e a qualidade das decisões estratégicas que uma empresa pode tomar a partir deles.

A tecnologia, principalmente a disruptiva, pode levar uma empresa a experimentar grande crescimento, mas o que a manterá no topo será a sua capacidade de alinhar obtenção e análise de dados relevantes com governança e gestão que possibilitem o aprendizado rápido e contínuo e a tomada de decisões assertivas e tempestivas.


Abundância: O Futuro é Melhor
do que Você Imagina

Peter Diamandis e Steven Kotler

Excelente obra, escrita por Peter Diamandis, fundador da Singularity University, e Steven Kotler, jornalista e empresário americano.

Os autores projetam um futuro otimista para a humanidade, que poucos imaginam ou se deram conta.

Baseado na evolução exponencial da tecnologia, da ciência e da engenharia, nas tendências sociais e nas forças econômicas, a obra antevê um grande aperfeiçoamento dos padrões de vida globais.

Grande parte dos problemas da humanidade decorre da falta de acesso de muitas populações ao saneamento básico, à alimentação nutritiva, à moradia, à saúde e à energia. Para os autores, essa escassez é conceitual e a tecnologia pode transformar o outrora escasso em abundante. O que é escasso, na visão dos autores é, na verdade, inacessível e a tecnologia pode garantir esse acesso a muito mais pessoas.

Para os autores, quatro forças emergentes operam para tornar realidade esse novo mundo: as tecnologias exponenciais, o movimento “faça você mesmo”, tecnofilantropos injetando muito dinheiro em tecnologias em prol da solução dos problemas do mundo e o bilhão ascendente, aquele grupo mais carente que está se conectando à economia global.

O livro é um convite à reflexão sobre alternativas viáveis solucionar antigos problemas da humanidade e sobre todo o impacto que isso trará para os negócios e para a vida das pessoas.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Ética nas organizações

O novo capitalismo está sendo influenciado por culturas como a da economia solidária e do consumo consciente

Fusões e aquisições bem-sucedidas

O ano indicava uma retomada da economia, até que a crise da Covid-19 jogou o mundo inteiro num período de depressão.

Um novo capitalismo pós-coronavírus

Através da Teoria dos Ciclos Longos, Kondratiev explicou que o capitalismo se desenvolve em ciclos de 50 a 60 anos; cada ciclo se esgotando normalmente com importantes crises, que mudam profundamente a ordem vigente, e um novo se iniciando na esteira de importantes inovações tecnológicas.

Além do resultado financeiro

É muito comum empresas divulgarem como um de seus valores o “foco no resultado”.Não raro essa declaração é utilizada sob o aspecto econômico.

Como uma empresa produz resultados

O resultado é consequência de um complexo mecanismo, no qual as peças precisam estar encaixadas e funcionando corretamente.

Contando as histórias da família empresária

Para garantir o sucesso dos negócios é fundamental compartilhar propósito e valores entre as gerações. Para se manter os membros de uma família empresária...

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Valor Bruto da Produção Agropecuária deve ser recorde de R$ 823 bi, diz CNA

Outros fatores que podem influenciar o indicador do setor são o aumento de 4,3% na produção, a alta de 18,7% nos preços

Vida Capixaba

Outubro Rosa 2020: novo formato, mesmo conceito

O movimento oficial Outubro Rosa 2020 chega em novo formato no Espírito Santo, mas com o mesmo conceito: alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer. Afinal, a vida mudou. A forma de cuidar dela, não.

Bate-papo sobre “logística reversa”

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo (ABES-ES) irá promover um bate-papo online na terça-feira (29), às 19h, com o tema “Logística Reversa”.

Retorno de cirurgias eletivas impulsiona crescimento das plásticas

O aumento da procura por cirurgias atinge todas as faixas etárias e principalmente os jovens.

Doenças tireoidianas no idoso e a associação entre Covid-19 e a tireoide fazem parte de evento científico

De 30 a 31 de outubro ocorrerá o 19º Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), pela primeira vez online, em razão da pandemia da covid-19....
Continua após publicidade