23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Estratégia na era dos dados

O McDonald’s não compete mais com o Burger King ou com o Bob’s pela preferência dos clientes na praça de alimentação de um shopping

O Ifood colocou na mesma arena toda e qualquer hamburgueria de bairro e, mais, uma infinidade de restaurantes oferecendo ao consumidor incontáveis alternativas na porta de casa.

Pela ótica das 5 forças competitivas de Michael Porter, as barreiras de entrada são características de um mercado que tornam mais difícil o acesso de novos competidores.

- Continua após a publicidade -

Assim, as empresas que detém fatias relevantes do mercado sempre buscaram desenvolver tecnologias de ponta, obter economias de escala, dominar canais de distribuição, dentre outras estratégias conhecidas, para erguer barreiras de difícil transposição por qualquer novo concorrente que possa ameaçar o seu poderio.

No entanto, como destaca Moisés Naim, em seu livro O Fim do Poder, “no século XXI, o poder é mais fácil de obter, mais difícil de utilizar e mais fácil de perder.

” As barreiras clássicas à entrada de novos competidores estão sendo dizimadas, colocando em xeque o poder de grandes corporações.

Esse cenário favorece o surgimento de novos atores e uma velocidade maior na mudança de poder, entretanto, torna mais difícil manter-se no topo.

Pode-se atribuir essa fragmentação do poder às novas tecnologias, mas, na verdade, elas são as ferramentas.

O importante para vencer num cenário em que não se sabe de onde virá o seu concorrente é saber tomar as melhores decisões estratégicas a partir do que a tecnologia nos oferece: os dados.

Já é comum a expressão “dados são o novo petróleo”, para apontar que eles são um ativo essencial para qualquer organização nos dias atuais. Mas não é só a ampliação dos canais de acessos a dados que importa.

A diferença vem da rapidez e a qualidade das decisões estratégicas que uma empresa pode tomar a partir deles.

A tecnologia, principalmente a disruptiva, pode levar uma empresa a experimentar grande crescimento, mas o que a manterá no topo será a sua capacidade de alinhar obtenção e análise de dados relevantes com governança e gestão que possibilitem o aprendizado rápido e contínuo e a tomada de decisões assertivas e tempestivas.


Estratégia na era dos dados

Abundância: O Futuro é Melhor
do que Você Imagina

Peter Diamandis e Steven Kotler

Excelente obra, escrita por Peter Diamandis, fundador da Singularity University, e Steven Kotler, jornalista e empresário americano.

Os autores projetam um futuro otimista para a humanidade, que poucos imaginam ou se deram conta.

Baseado na evolução exponencial da tecnologia, da ciência e da engenharia, nas tendências sociais e nas forças econômicas, a obra antevê um grande aperfeiçoamento dos padrões de vida globais.

Grande parte dos problemas da humanidade decorre da falta de acesso de muitas populações ao saneamento básico, à alimentação nutritiva, à moradia, à saúde e à energia. Para os autores, essa escassez é conceitual e a tecnologia pode transformar o outrora escasso em abundante. O que é escasso, na visão dos autores é, na verdade, inacessível e a tecnologia pode garantir esse acesso a muito mais pessoas.

Para os autores, quatro forças emergentes operam para tornar realidade esse novo mundo: as tecnologias exponenciais, o movimento “faça você mesmo”, tecnofilantropos injetando muito dinheiro em tecnologias em prol da solução dos problemas do mundo e o bilhão ascendente, aquele grupo mais carente que está se conectando à economia global.

O livro é um convite à reflexão sobre alternativas viáveis solucionar antigos problemas da humanidade e sobre todo o impacto que isso trará para os negócios e para a vida das pessoas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA