Com novos vagões, o Trem de Passageiros utilizará o trajeto regular da estrada de ferro com previsão de novos horários a partir de 2026
Amanda Amaral
Essa semana a nova frota de 34 vagões do Trem de Passageiros Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFMV) passa a circular em fase de testes no trajeto regular, de forma intercalada com a frota atual. As viagens deverão ser ampliadas nos meses de alta temporada a partir de 2026.
O objetivo dos testes neste momento, conforme divulgou a Vale, é avaliar a performance operacional desses vagões durante o atendimento aos usuários visando ao aprimoramento da experiência de viagem.
A nova composição inclui classes executiva e econômica, serviço de alimentação, além de acessibilidade com elevador e espaços dedicados a pessoas com mobilidade reduzida. Sobre a ampliação das viagens, a Vale destacou que estudos estão em andamento para definir o formato dessa operação, incluindo horários e pontos de parada.
João Falcão, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas, destacou que a nova frota marca um importante avanço na operação ferroviária da Vale, com tecnologia voltada para o bem-estar de quem utiliza o serviço. “Os novos carros mantêm os recursos de conforto e segurança. Os testes sem passageiros começaram no último ano e, agora, faremos essas viagens para concluir a entrega do novo trem com escuta à sociedade”, diz o diretor da ferrovia.