21 C
Vitória
quinta-feira, 25 DE julho DE 2024

Estado terá sistema integrado de Ensino Superior e Profissionalizante

O sistema integrado UniversidadES também tem como objetivo gerar oportunidades de emprego e renda

Por Wesley Ribeiro

Com o objetivo de oferecer aos capixabas um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com oferta gratuita de formação e capacitação profissional, o Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (11/11), a instituição do Sistema Universidade do Espírito Santo, o UniversidadES.

- Continua após a publicidade -

Na prática, a iniciativa reúne políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. O foco dos cursos será nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

“Muitas pessoas não fazem curso superior, pois não têm oportunidades. A gente sabe que a educação abre portas. Sonho com um Estado mais igual em termos de oportunidades. Temos um País rico, mas desigual. Sonho com um Estado sem pobreza, sem ver pessoas passando necessidade. O Espírito Santo tem muitas coisas a apresentar, como o melhor Ensino Médio do País. Tenho plena convicção que é a educação que nos levará a ser um estado menos violento”, pontuou o governador durante o anúncio.

Casagrande prosseguiu: “Temos que ganhar velocidade para recuperar o tempo perdido por conta da pandemia, que acabou tirando os alunos da sala de aula por mais de um ano e meio. Temos condições de avançar e gerar oportunidades para essa juventude. Temos 13,7% da população capixaba com curso superior e temos que avançar. Queremos um Estado rico e próspero para as pessoas”.

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação.

O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

Compõem os eixos:

a) de Ensino Superior: a Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” – FAMES, a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo – Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública (APM/ES), a Academia da Polícia Civil, o Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (CEIB), os Programas Nossa Bolsa, Nossa Bolsa Mestrado e Programa Universidade Aberta Capixaba;

b) de Ensino Técnico, Profissional, Educação Financeira e Empreendedora: os Centros Estaduais de Ensino Técnico, o Programa Qualificar ES, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo – ESESP e outros programas de formação continuada;

c) de Pesquisa, Extensão e Inovação: o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento – CPID, o Programa Instituto de Inteligência Computacional Aplicada – I²CA, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação – ICEPi e o Programa Centro Técnico Criativo – CTC.

Estiveram presentes na cerimônia a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Vitor de Angelo (Educação), Flavia Mignoni (Comunicação Social), Marcelo Altoé (Fazenda), Paulo Foletto (Agricultura), Jasson Hibner (Procuradoria-Geral do Estado) e Coronel Aguiar (Casa Militar); os deputados estaduais Coronel Alexandre Quintino e Luciano Machado; o vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo; além de dirigentes de autarquias e órgãos, vereadores e lideranças da área.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA