24.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Estado ganha primeira fábrica de azeite de uso coletivo

Localizada em Santa Teresa, a fábrica tem capacidade para processar 100 kg por hora

Por Gustavo Costa

Com uma estrutura que deve beneficiar pelo menos 130 produtores de azeitonas do Espírito Santo, acaba de ser inaugurada a Fábrica de Azeite do Lagar, no município de Santa Teresa.

- Continua após a publicidade -

A escolha da cidade para a fábrica não foi à toa: cerca de 100 dos 300 hectares de áreas plantadas de azeitona no Estado estão em Santa Teresa. É a primeira fábrica de uso coletivo em solo capixaba, e deve absorver a produção de 17 municípios. A capacidade de produção é de 100 kg de azeite por hora, 24 horas por dia. O Estado já conta com seis marcas de azeites extravirgem, com aroma e sabor diferenciados.

Segundo o presidente da Associação dos Olivicultores do Espírito Santo (Olives), Ricardo Serro, com a fábrica os capixabas ganham a oportunidade para ampliar sua produção e trazer mais rentabilidade do produtor rural, com o uso de técnicas e tecnologias avançadas para chegar a um produto final de qualidade. “Era um desejo antiga da nossa associação e dos agricultores do Estado, e que se transformou agora em realidade. Agora temos uma fábrica capaz de processar rapidamente as azeitonas colhidas dos pés das oliveiras. Para você ter o azeite extravirgem é preciso qualidade superior, a gente precisa processar as azeitonas quase que imediatamente após a colheita”, falou.

Ele lembra da dificuldade que era para um produtor capixaba de azeitonas conseguir ter o seu azeite. “Antes a gente tinha que levar as nossas azeitonas pra fazer extração do azeite em Minas Gerais, ficava muito longe, aumentava o custo com logística e tinha risco de prejudicar o produto final. Agora isso muda totalmente”, disse.

De acordo com Serro, a fábrica representa uma vantagem fundamental para o setor no Estado. “A gente enxerga isso como um ganho fenomenal, garante o azeite de qualidade aqui no Espírito Santo. E em termos de economia, também é muito importante, o azeite é um produto de grande valor agregado. Até o turismo para a região de montanhas será beneficiado, é um produto que demanda frio para ter qualidade e com o azeite sendo produzido aqui, traremos mais pessoas para conhecer a produção e claro, a cidade”, falou.

Parceria para o azeite capixaba

A Fábrica de Azeite do Lagar sai do papel em uma parceria da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que entrou com R$ 600 mil para a aquisição de equipamentos utilizados na fabricação do azeite; e da Prefeitura de Santa Teresa que cuidou da estrutura predial.

A inauguração da Fábrica aconteceu na última terça-feira (20), e contou com as presenças do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli; e do prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici. “A fábrica é a consolidação de um arranjo que vai se atrelar ao agroturismo e gerar renda para os produtores locais”, destacou Bergoli.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA