22.7 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Espírito Santo fecha 2023 com mais de 121 mil empresas inadimplentes

No país, foram registrados 6,6 milhões de negócios no vermelho em dezembro

Por Gustavo Costa

O fim de ano foi de aperto para muitas empresas no país. De acordo com dados da Serasa Experian, o mês de dezembro resultou em 6,6 milhões de empresas. No Sudeste, região que lidera o ranking, com 3,5 milhões de devedoras. O Espírito Santo, com 121.038, é o estado menos endividado. Os capixabas também se destacam com o maior percentual de pagamentos da região (58,5%).

- Continua após a publicidade -

No Estado, a dívida média das empresas é R$ 13.464,55, também a menor do Sudeste. E o Ticket Médio fica em R$ 2.349,61. As informações estão presentes no último Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, que foi divulgado no fim de fevereiro.

No cenário nacional, o número de inadimplentes se manteve estável desde julho. Entre as razões para isso estão, segundo o economista Luiz Rabi, a redução da taxa Selic e a diminuição da inflação. “Foram fatores que impactaram o bolso dos brasileiros, que designaram recursos para pagar suas contas e esses pagamentos são destinados a empresas que ganham mais fôlego para liquidarem seus próprios débitos. Outro impacto direto que as reduções trazem para a saúde financeira dos negócios é que quanto menor a taxa, menor é a despesa financeira que as empresas incorrem, aliviando o caixa delas. Além disso, juros em queda permitem as empresas trocar dívidas velhas e caras por dívidas novas e mais baratas”, explicou ele.

O setor de serviços foi, com folga, o que mais gerou inadimplência, com 54,8% das endividadas. A seguir vieram comércio (36,4%), Indústria (7,5%), Primário (0,8%) e outros (0,4%).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA