23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Espírito Santo é tema em palestra no Fórum Mundial de Direitos Humanos

Secretária estadual palestrou  para autoridades mundiais sobre os Centros de Referência da Juventude

Por Rafael Goulart

Durante o III Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023 (FMDH23) em Buenos Aires, Argentina, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgou, palestrou sobre os Centros de Referência da Juventude do Espírito Santo (CRJs) para lideranças mundiais que participam do evento, que ocorre nesta semana.

- Continua após a publicidade -

Ela explicou que os CRjs oferecem diversos serviços gratuitos para o público de 15 a 24 anos e são a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente em Defesa da Vida.

 “Com os CRJs, estamos atendendo de fato a população que mais precisa, a de maior vulnerabilidade social. A maioria das juventudes é negra e tem família com renda de até um salário mínimo. O serviço é considerado ótimo ou bom para 96% das pessoas atendidas pelo serviço”, afirmou Nara.

Fórum

Com o tema “A Luta dos Povos pela dignidade nos novos contextos democráticos”, O III Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023 é uma realização do Centro Internacional para a Promoção dos Direitos Humanos (CIPDH) vinculada aa Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) .

Também participaram do evento a assessora especial Raiana Rangel e a gerente de Juventude, Fabricia Barbosa. Já a comitiva do Governo Federal foi composta pela secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, a assessora especial para Assuntos Internacionais Clara Solon e o assessor especial de Comunicação Social, Ruy Conde.  

CRJs

Nos últimos dois anos, o Governo do Estado inaugurou 14 CRJs nas áreas de maior vulnerabilidade social, em dez cidades atendidas pelo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Mateus). Mais de 16 mil jovens de 15 a 24 anos foram atendidos e realizaram cursos, oficinas de geração de renda, empréstimos de equipamentos, uso de salas de computador para trabalho ou estudo, entre diversos serviços oferecidos.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Com informações do Governo do Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA