24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Especialistas avaliam nova regra de emissão de notas fiscais para MEIs

Confira as principais alterações para profissionais e empresas

Por Anderson Neto

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) determinou uma nova regra a partir deste mês de setembro: todos os participantes do MEI devem emitir suas notas fiscais de vendas ou serviços para pessoas jurídicas exclusivamente pelo sistema nacional. Antes, o procedimento era efetuado através dos sites das prefeituras.

- Continua após a publicidade -

O economista e membro do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES), Ricardo Paixão, explica que “a ideia do governo é simplificar o serviço. Antes, a nota fiscal era emitida pelas prefeituras, cada uma com suas características próprias, e isso levava a uma dificuldade de padronização”.

Ricardo Paixão lembra que “com o Simples Nacional, vai ficar muito mais difícil cometer fraudes, porque o sistema é padronizado”.

Já para o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), Walterleno Maifrede Noronha, o novo sistema facilita o cruzamento de informações e dá agilidade no cumprimento de obrigações acessórias.

Em relação aos tomadores de serviço, Walterleno acredita que haverá mais segurança. “Sem sombra de dúvidas, a nova regra também facilita o controle de despesas do tomador do serviço, que possuirá um documento que comprova a relação jurídica entre os envolvidos”.

O conselheiro do Corecon-ES concorda. “O novo sistema protege o cidadão, protege o fornecedor, protege todo mundo. Essa alteração é benéfica para ambas as partes”. Ele também acredita que o sistema do Simples Nacional – site onde o empreendedor deverá emitir suas notas fiscais – será eficiente para a emissão do documento.

“Foi disponibilizado no portal do Simples Nacional um guia com todas as instruções para emitir o documento. Lá o empreendedor terá todas as orientações sobre cada atividade econômica desenvolvida, como configurar os dados, com um passo a passo bem intuitivo”, esclarece.

O vice-presidente do Corecon-ES esclarece as etapas para emitir a nota fiscal a partir do site do Simples Nacional: “é preciso habilitar o cadastro, com o preenchimento de informações básicas, de acordo com os serviços ao qual o MEI se vincula. Depois, devem ser preenchidos os dados do tomador de serviços e informações do valor. No site existe um e-book com o demonstrativo de emissão de NFS-e, com imagens que esclarecem dúvidas, seja na emissão do documento fiscal pelo computador, seja na versão pelo celular”, finalizou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA