18.8 C
Vitória
quinta-feira, 17 junho, 2021

Espaço Baleia Jubarte reaberto

O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo

Por Leticia Vieira

Depois de pouco mais de quatro meses fechado, o Espaço Baleia Jubarte, em Vitória, teve seu funcionamento retomado nesta quarta-feira, 05 de agosto, seguindo as orientações de segurança contra o novo coronavírus.

O Projeto Baleia Jubarte e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto com o Projeto TAMAR, prepararam um protocolo de segurança específico para o Espaço Baleia Jubarte e Centro de Visitantes, implantados através da gestão compartilhada com a prefeitura de Vitória, na Praça do Papa.

Retorno da visitação

Além de prever medidas de segurança sanitária para o enfrentamento à pandemia e planejar o retorno da visitação mais controlada ao centro de educação ambiental e cultural nos períodos de flexibilização ou pós covid-19, o Projeto esta atento às características específicas do espaço. “Caminhamos juntos com as medidas adotadas nos parques de Vitória e também do Projeto Tamar, com protocolos mais restritivo do que os decretos de flexibilização, e com limitações específicas devido às características do espaço, estudamos um modelo ou exemplo que servirá também para outros parques e espaços fechados de visitação de Vitória”, comenta o coordenador do Projeto, Paulo Rodrigues.

Medidas adotadas

Entre as medidas protetivas está a medição de temperatura dos frequentadores na entrada do local, distanciamento de dois metros entre as pessoas, implantação de cartazes com as devidas orientações sobre os cuidados com a higienização e uso de máscara, possibilidade de adquirir passe online para visitar o espaço, instalação de pontos de higienização das mãos em diferentes locais do espaço, além da definição de número máximo de seis visitantes por vez.

“Seguimos acompanhando o índice de risco da pandemia e dando a devida atenção aos membros da nossa equipe, que realiza atendimento ao público e para garantir a segurança ao visitante”, conta Paulo.

Sobre o Projeto Baleia Jubarte

Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e TAMAR), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em www.facebook.com/projetobaleiajubarte, www.instagram.com/projetobaleiajubarte e em www.baleiajubarte.org.br.

Serviço

O funcionamento do Espaço Baleia Jubarte será de terça a sexta-feira, de 12h às 16h.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade