21.9 C
Vitória
quinta-feira, 4 DE julho DE 2024

ES terá mais seis monumentos históricos restaurados até 2027

Após Reis Magos, Carlos Gomes, igreja de Araçatiba, Convento do Carmo, Convento da Penha e Palácio Anchieta serão os próximos a receber intervenções

Por Mariah Friedrich

O cenário histórico e cultural do Espírito Santo continua a expandir nos próximos anos a partir de diversas obras de restauros em patrimônios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com novos atrativos para receber os visitantes.

- Continua após a publicidade -

Após a entrega da restauração da Igreja e Residência de Reis Magos, em Serra, agora Centro de Interpretação Aldeia de Reis Magos, os próximos monumentos a serem inaugurados são o Teatro Carlos Gomes, em Vitória, no final de 2025, e a Igreja de Araçatiba, em Viana, onde passará a funcionar um complexo turístico com centro interpretativo, loja e café, no primeiro semestre de 2025.

Apenas 15% das obras de restauração, financiadas pela Lei Rouanet, foram concluídas
Teatro Carlos Gomes será reaberto ao público em 2025 – Foto: Secult

O restauro da Igreja de Araçatiba faz parte do projeto de desenvolvimento turístico que marca a presença dos Jesuítas no Espírito Santo. Com a readequação do espaço, o Estado terá o roteiro jesuítico mais completo do Brasil, com 137 quilômetros de extensão, ligando o Santuário Nacional de São José de Anchieta, passando por Araçatiba, em Viana, e pelo Palácio Anchieta, em Vitória, até a Igreja de Reis Magos, na Serra.

Responsável pelos projetos de restauro dos monumentos históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Espírito Santo, o Instituto Modus Vivendi, sob a presidência da empresária e produtora cultural, Erika Kunkel Varejão, realizará intervenções em um dos mais importantes monumentos religiosos do estado, o Convento da Penha, ainda neste ano.

Convento é considerado o o maior ícone da cultura, do turismo e da fé capixaba. Foto: Victor Leonel
Convento da Penha receberá restauro na sacristia – Foto: Victor Leonel

Com investimento estimado de R$ 600 mil, a empreitada prevê restauros da sacristia e estudos arqueológicos para revelar ainda mais sobre a história e herança cultural do Espírito Santo. Com conclusão programada para 2025, o projeto visa não apenas a preservação do Convento da Penha, mas também a valorização do patrimônio arqueológico encontrado no local.

Em 2025, o Convento do Carmo, em Vitória, também receberá obras de restauração completa, com finalização em 2027.

Segundo a presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Kunkel Varejão, a preservação desses espaços é fundamental para assegurar que as futuras gerações possam conhecer e valorizar a rica herança cultural que eles trazem. “A população terá diversos ativos culturais, que além de preservarem a história e a cultura capixaba, também estimularão o uso por moradores e turistas”, destacou a empresária e produtora cultural.

ES terá mais seis monumentos históricos restaurados até 2027
Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Presidente Kenneddy receberá obras de restauro – Foto: Secult

Outra importante iniciativa é a conclusão dos processos de tombamento da Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, e do Centro Histórico de Vitória. Com um investimento estimado de R$ 200 mil, os dois projetos garantirão a proteção e a valorização de locais históricos de grande relevância para a memória cultural capixaba.

A presidente do Instituto Modus Vivendis acrescentou que o restauro é uma ferramenta essencial para a preservação da memória.

“Por meio de nossos patrimônios históricos e culturais apresentamos aos capixabas a história. Com estes trabalhos, o Instituto Modus Vivendi reafirma seu compromisso com a cultura e o patrimônio do Espírito Santo, preservando-os, valorizando-os e mantendo viva a identidade do nosso povo”, afirma Érika Kunkel.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -