- Continua após a publicidade -

ES inicia conversa com empresas automotivas para Aracruz

Movimento ocorre após chegada de montadora ao município e busca atrair fornecedores, ampliar a cadeia automotiva e impulsionar investimentos

Por Letícia Arcanjo

O município de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, tem ampliado sua presença no cenário industrial capixaba com a chegada de novos empreendimentos, entre eles está a montadora chinesa Great Wall Motors (GWM). Com a instalação da empresa, o Estado já iniciou articulações para atrair fornecedores do setor automotivo.

Segundo o diretor da Agência de Atração de Investimentos do Estado (Nova ES), Danilo Pescuma, a atração de empresas fornecedoras é um dos principais desdobramentos esperados. O diretor explica que a indústria automotiva opera com uma cadeia estruturada de suprimentos, formada por três níveis diferentes de fornecedores, o que impulsiona a realização dessas articulações.

- Continua após a publicidade -

“O objetivo é promover o adensamento da cadeia produtiva no Espírito Santo, ampliando o conteúdo local e fortalecendo a base industrial do Estado”, afirma.

A futura unidade da GWM será construída no Parque Industrial de Aracruz, em Barra do Riacho. Com uma área de aproximadamente 1,7 milhão de metros quadrados, a empresa tende a gerar até 10 mil empregos e produção de 200 mil carros por ano.

A instalação da montadora também tende a movimentar outros segmentos da economia local. De acordo com Pescuma, já há aumento na demanda por serviços técnicos, consultorias, estudos ambientais e engenharia. Há também uma expectativa de crescimento em áreas como logística, transporte, energia, serviços industriais, manutenção, tecnologia, além do comércio e de serviços em geral.

Conteúdo em Alta

Aquaviário chega à Rodoviária de Vitória; veja como...
INCC-M desacelera a 0,77% em maio; veja impacto
Quatro experiências para explorar a partir de Santa...
A força da onda chinesa no mercado automotivo...
Viana conquista prêmio nacional do Sebrae
As 8 cidades do ES líderes em vagas...
Aracruz e Guarapari: Sesc-ES adapta hotéis para novo...
Feira dos Municípios reúne 78 cidades do ES;...
Indústria: investimento de R$ 8 milhões no ES...
Armandinho e Luedji Luna fazem shows em Aracruz;...

“Esse tipo de investimento mobiliza cadeias de serviços associadas à implantação industrial, como construção, transporte e apoio operacional. Também há impacto relevante no setor imobiliário, tanto residencial quanto corporativo, devido ao aumento da demanda por mão de obra e instalação de novas empresas”, destaca. 

- Continua após a publicidade -

Danilo Pescuma, afirma que a chegada da GWM afeta também a população, principalmente, através da geração de empregos, tanto diretos quanto indiretos, além do aumento da renda e da dinamização da economia local. 

Projetos desse porte também contribuem para a qualificação da mão de obra, a atração de novas oportunidades e a melhoria do ambiente de negócios. Segundo o diretor, no médio e no longo prazo, esses fatores tendem a se refletir em maior desenvolvimento econômico, aumento da arrecadação e avanços na qualidade de vida da população.

Leia Mais

Copa 2026: bares no ES apostam em alta...
ES tem 2º maior alta industrial do país;...
Produtos feitos no ES vão abastecer novo centro...
EUA pode expandir lista de produtos automotivos sujeitos...
Casagrande e Ferraço anunciam reajuste de 4% para...
Espírito Santo bate recorde de empregos em 2026
Novas indústrias ampliam atividade econômica em Aracruz
Livro revisita legado ambiental e história do Espírito...
Vendas de aço caem 1% em abril, aponta...
ParkLog Sul: estudo para novo polo sairá em...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

MAIS ES BRASIL

- Publicidade -

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -