25.5 C
Vitória
quarta-feira, 4 DE dezembro DE 2024

ES inicia campanha de multivacinação nesta segunda-feira (4)

Mais de 500 mil doses para a campanha de multivacinação foram encaminhadas para o estado e serão disponibilizadas para todos municípios capixabas

Por Fabio Gabriel

A partir desta segunda-feira (04), o Espírito Santo inicia a Campanha de Multivacinação, que vai até o dia 23 de novembro, quando se realiza o dia D de mobilização. A campanha, foi aprovada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em conjunto com os 78 municípios capixabas, por meio da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Nº189.

A multivacinação tem como objetivo promover a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade que estejam com doses em atraso. Serão disponibilizadas vacinas BCG, dengue, tríplice viral, pentavalente, hepatite A, hepatite B, HPV, gripe, meningocócica, Covid-19, pneumocócica, poliomielite, tetra viral, tríplice bacteriana, rotavírus.

O Ministério da Saúde já encaminhou ao Espírito Santo mais de 570 mil doses de 16 imunizantes que serão disponibilizados nas mais de 700 salas de vacinação do Estado.

- Publicidade -

Além disso, durante o período, os municípios vão intensificar a aplicação da dose de reforço contra a Poliomielite com a versão inativada (VIP), a “injetável”, que passa a ser utilizada como dose única de reforço no Estado, a partir do dia 04 de novembro.

LEIA MAIS
ans_cancelamento_planos_de_saúde Planos de saúde com duas mensalidades atrasadas serão cancelados - A resolução também determina que dias de pagamento de atraso de mensalidades já quitadas não serão contados como período de inadimplência
Serra realiza mutirão para emissão de carteira de identificação para pessoas com TEA Serra realiza mutirão para emissão de carteira de identificação para pessoas com TEA - Com validade de cinco anos, a CIMPTEA assegura acesso prioritário a serviços públicos e privados

Como funciona ?

A Campanha de Multivacinação é uma estratégia que, além de atualizar os esquemas em atraso, também auxilia na ampliação das coberturas vacinais com o aumento da proteção das crianças e adolescentes. Segundo dados do sistema de informação Vacina e Confia, até agosto deste ano, o Estado alcançou e superou a meta parcial de cobertura de três das dez vacinas prioritárias da rotina de crianças menores de dois anos de idade do Plano Estadual de Saúde. São elas: BCG com cobertura de 93,16% (meta de 90%); Tríplice Viral com cobertura de 95,46% (meta de 95%) e; Rotavírus com cobertura de 90,06% (meta de 90%).

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA