24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

ES enfrenta altas temperaturas até a próxima quarta (20)

Especialista pontua os cuidados necessários para que a onda de calor não ocasionar outras doenças

Por Kebim Tamanini

As altas temperaturas que têm assolado o Brasil não têm poupado o Espírito Santo, trazendo consigo uma onda de calor aos capixabas nos últimos dias. Na região da Grande Vitória, os termômetros registraram quase 38°C no fim de semana, e a previsão é de que essa condição persista até a próxima quarta-feira (20).

- Continua após a publicidade -

Entretanto, o interior do estado não escapou das altas temperaturas. No município de Alegre, situado ao sul do estado, o termômetro alcançou 38,5°C no último domingo (17), sendo a cidade mais quente do Espírito Santo. Presidente Kennedy, também no sul, foram 38,1°C. Ecoporanga, Alfredo Chaves e Marilândia também tiveram temperaturas acima dos 37°C, segundo a empresa de meteorologia Climatempo.

De acordo com o Climatempo, a previsão não traz alívio imediato, estendendo até os primeiros dias do outono que começarão no próximo dia 20. Ondas de calor como essa são geradas por bloqueios atmosféricos resultantes de grandes sistemas de alta pressão, explicam os meteorologistas.

As projeções indicam que, na Grande Vitória, as temperaturas podem atingir até 36°C até a quarta-feira. No Sul, onde o calor tem sido particularmente intenso, espera-se que a máxima chegue a 38°C, enquanto na região Norte do estado são previstos 37°C, conforme dados fornecidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER).

Especialista pontua os cuidados necessários para que a onda de calor não ocasionar outras doenças
Especialista alerta para os cuidados que a população precisa adotar durante o calor excessivo. Foto: Sesa

Saúde humana

Com o calor intenso enfrentado pelos capixabas, certos grupos são particularmente vulneráveis, especialmente os idosos e as crianças. “Ambas faixas etárias apresentam menor capacidade de regular o fluxo sanguíneo e as glândulas sudoríparas. Além disso, têm a pele mais fina com facilidade de desidratação, além de beberem menos líquidos, a não ser que lhes sejam ofertados”, explicou a referência técnica Estadual da Saúde do Idoso, Lucimar Venturin Hamsi.

A especialista pontua os cuidados necessários para que a onda de calor não ocasione outras doenças. Veja quais:

  • Oferecer líquidos regularmente a idosos, pessoas doentes, especialmente cardíacas ou com pressão alta, salvo indicação médica contrária. Bebidas como água, sucos naturais sem açúcar, chás, sopas frias e iogurtes são boas opções;
  • Optar por roupas folgadas, leves e claras, e utilizar chapéus ou bonés para facilitar a transpiração;
  • Evitar exposição direta ao sol entre as 10h e 16h;
  • Lavar as narinas e os olhos com soro fisiológico várias vezes ao dia;
  • Arejar a casa durante o dia, especialmente entre as 10h e 16h, e considerar o uso de umidificadores, mas com moderação para evitar problemas respiratórios;
  • Utilizar o ar-condicionado como alternativa, garantindo a manutenção adequada dos filtros.

Com essas precauções, espera-se que os capixabas possam enfrentar esse período de calor intenso com maior conforto e segurança.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA