28.8 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

ES: Cresce número de mulheres líderes em cooperativas

A cada dez diretores ou gerentes de cooperativas capixabas, três são mulheres com mais de 30 anos

Por Amanda Amaral

Houve um aumento na participação feminina em cargos de liderança no cooperativismo do Espírito Santo. A cada dez diretores ou gerentes de cooperativas, três são mulheres com mais de 30 anos.

- Continua após a publicidade -

As informações são do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022. Apesar de a participação masculina ser predominante, a presença de mulheres nesses cargos aumentou 5,2 pontos percentuais em 2021, se comparado a 2020.

Quadro de colaboradores

Já no quadro de colaboradores o público feminino é maioria e representam 59,7% dos funcionários das cooperativas capixabas. Elas são maioria nos seguintes ramos: Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde e Transporte.

No Ramo Trabalho Produção de Bens e Serviços a participação de mulheres no quadro é de 50%, e apenas o Agropecuário ainda emprega mais homens que mulheres.

Espaços e oportunidades

O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, atribui o crescimento do indicador à série de iniciativas desenvolvidas pelas cooperativas capixabas visando à criação de mais espaços e oportunidades para as mulheres no modelo de negócio cooperativista.

“As nossas cooperativas desenvolvem diversas ações que fomentam um maior equilíbrio entre a participação de homens e mulheres em seus quadros sociais, sempre com o auxílio e apoio do Sistema OCB/ES e do Sistema OCB. Os núcleos femininos cooperativistas, que já somam sete no estado, são um exemplo. São espaços que criam oportunidades de negócio e de protagonismo para cooperadas e colaboradoras”, explica Melhorim.

Princípio do cooperativismo

ES: Cresce número de mulheres líderes em cooperativas
O presidente da OCB/ES, Pedro Melhorim, destaca os núcleos femininos cooperativistas no Estado. Foto: DIvulgação

Em âmbito nacional, segundo o Sistema OCB/ES, há o Comitê Nacional de Mulheres do Cooperativismo, também conhecido como Elas Pelo Coop, cujo objetivo principal é aumentar a participação de mulheres nas cooperativas brasileiras.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, lembra que o respeito e o incentivo à diversidade de pessoas fazem parte da essência no modelo de negócio cooperativista.

“O primeiro princípio do cooperativismo, chamado Adesão Livre e Voluntária, deixa claro que as cooperativas são abertas para todas as pessoas que delas queiram participar, independentemente de seu gênero, cor, classe ou crenças. O requisito é estar alinhado aos objetivos da cooperativa e assumir as responsabilidades enquanto membro do negócio”, destaca a liderança.

Com informações da OCB/ES.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA