21.3 C
Vitória
domingo, 23 janeiro, 2022

Epidemia de Influenza: 6 óbitos na Grande Vitória

esbrasil_influenza
Epidemia de influenza já levou seis capixabas a óbito. Foto: Reprodução

Todas as vítimas da epidemia de Influenza no Espírito Santo tinham idade superior a 40 anos, segundo a Sesa 

Por Wesley Ribeiro  

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou, em nota, na tarde desta terça feira, 28 de dezembro, que há a confirmação de 38 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza no Espírito Santo, e já há seis óbitos confirmados.

Os dados são do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe). A Sesa ressalta, entretanto, que aguarda o restabelecimento do sistema de notificação do Ministério da Saúde (MS) para ter o balanço completo sobre a Influenza no estado.

Segundo a nota divulgada, todas as vítimas tinham idade superior a 40 anos. Três moravam em Cariacica, duas em Vitória, e uma na Serra.

Os exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) têm indicado a predominância da Influenza A (subtipo H3N2).

Das 17.186 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas neste ano, entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 01 e 51, 519 foram confirmadas para Influenza A, com uma positividade de 3,02% das amostras.

A Sesa informa que, até o momento, aguarda resultados de sequenciamentos genéticos de amostras que foram encaminhados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Perfis dos óbitos por Influenza:

1 acima de 90 anos de idade;
1 de 80 a 89 anos;
3 de 70 a 79 anos;
1 de 40 a 49 anos.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade