24.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Entrevista com Lorenzo Pazolini – Prefeito de Vitória

“Conseguimos concluir tudo o que foi planejado para o ano. Inclusive, adiantamos e lançamos programas e projetos”, afirma prefeito

Por Redação ES Brasil

Corte de despesas, renegociação de contratos e aprovação da Reforma Previdenciária. A atual gestão de Vitória iniciou os trabalhos com a adoção de medidas que resultaram em significativa redução de gastos para a máquina pública. 

- Continua após a publicidade -

Como vitória fecha o ano em relação às contas públicas?

O exercício constante de responsabilidade com as contas nos brindou com a “Nota A” pelo Tesouro Nacional e a segunda melhor colocação entre todas as capitais brasileiras no ranking de contabilidade pública. Após todas as medidas adotadas desde o início da gestão, teremos uma redução nos custos da máquina pública na ordem de R$ 60 milhões ao ano.

O que avançou na saúde?

A oferta de consultas e exames especializados foi ampliada. Em 2021, 15.158 mil pessoas esperavam por uma consulta oftalmológica. No primeiro ano de gestão, 5 mil foram atendidas. Hoje, já reduzimos a demanda por consulta nessa especialidade em 48,7%. Por meio de convênio firmado com a Santa Casa de Vitória, realizamos 23.990 agendamentos entre consultas e exames, e a fila envolvendo os casos mais graves foi zerada. Com esse novo contrato, houve uma ampliação em 70% no número de consultas. Um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

Estamos ofertando novos serviços. Em setembro de 2021, a rede de saúde da capital passou a contar com ambulatório de mastologia, exame de espirometria e implantação do DIU e ampliou a oferta de consultas especializadas em nutrição. Também estamos fazendo o teste de acuidade visual em 43 mil alunos da nossa rede de ensino. Já avaliamos 12.307 estudantes. Deste total, 2.912 foram encaminhados para consulta com oftalmologista no Centro Municipal de Especialidades (CME) e na Santa Casa de Vitória, e 599 foram encaminhados para a ótica, para escolherem os óculos e enxergarem melhor.

Do que havia sido planejado para este ano, o que precisou ser adiado para 2023? E por quê?

Nada precisou ser adiado. Conseguimos concluir tudo o que foi planejado para o ano. Inclusive, adiantamos e lançamos programas e projetos que não estavam no Plano de Gestão. O Vix + Cidadania é um exemplo. Com esse programa, Vitória será a primeira capital do país a zerar a extrema pobreza. Outro exemplo é o Abrigo Emergencial Transitório, que se transformou no Centro de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua e tem transformado e resgatado vidas e laços familiares.

O abrigo funciona em sistema de hotelaria, com refeições, aulas do EJA, apoio psicossocial, preparo e encaminhamento ao mercado de trabalho, devolvendo aos assistidos a dignidade e o protagonismo de suas vidas. Até o momento, 450 pessoas passaram por atendimento no abrigo.

O que o morador de vitória pode esperar para 2023?

Muitas entregas, resgatando o protagonismo no esporte, no turismo, na cultura e na geração de emprego, renda e negócios. Estamos fazendo uma construção diária de nossa capital e queremos que cada morador possa fazer parte dessa história!

Destacamos aqui nosso agradecimento à Câmara Municipal, que tem ajudado na condução das pautas de interesse do cidadão de Vitória. Desejamos a todos um ano novo repleto de bênçãos e realizações. Que possamos ter cada dia mais uma cidade mais justa e igual para todos!

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA