23.9 C
Vitória
sexta-feira, 5 março, 2021

Empresa interessada em investir em energia elétrica renovável vem ao Estado

A empresa CBE Energy Bioetanol Social veio ao Espírito Santo para se reunir com a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, e implantar um projeto de produção de Bioetanol a partir da batata doce, produzida na comunidade rural de Presidente Kenedy

Por Leulittanna Eller Inoch 

De acordo com o diretor Agrícola da empresa, Fernando Moreno, o grupo pretende utilizar o conceito de economia circular. “A cadeia produtiva abrangerá o apoio e assistência técnica para capacitação de produtores rurais dos assentamentos quilombolas, na produção da batata doce como fonte de renda adicional à agricultura familiar”, afirmou.

A escolha da comunidade de Presidente Kennedy se deu por suas condições sociais, ambientais, culturais e econômicas. “Os beneficiários do projeto serão os membros da comunidade quilombola localizada em Cacimbinha e Boa Esperança onde um modelo de negócio social, como o nosso, ajuda no resgate da cultura quilombola e também em projetos já existentes na comunidade”, explicou.

A vice-governadora elogiou o projeto. “Esperamos com projetos como esse no Espírito Santo, além do desenvolvimento econômico, o fortalecimento dos nossos agricultores e melhores oportunidades de estudo e qualificação dos nossos jovens para que, assim, eles possam ocupar cargos e espaços cada vez mais importantes na sociedade”, disse Jacqueline Moraes.

A USINA

Segundo os técnicos a produção de bioetanol é uma alternativa de menor impacto ambiental do que a gasolina e o diesel e é considerada uma energia limpa. O projeto da CBE Energy foi elaborado para ser autossustentável por meio da produção da própria energia, da reciclagem da água utilizada, e da utilização do resíduo do bagaço de batata-doce gerado como matéria-prima para produção de ração animal.

De acordo com o diretor de operações e engenharia industrial da CBE Energy, o engenheiro Marcelo Pires, a cogeração de energia será alcançada por meio da utilização do vapor envolvido no processo de produção com a utilização de energia fotovoltaica em toda a indústria.

“A usina irá processar um grande volume de batata doce, geneticamente melhorada, produzindo mais de 30 mil litros de etanol hidratado e ração para animais. A Usina nasce dentro do conceito de indústria 4.0, ou seja, toda automatizada e com uma moderna metodologia de controle de processos”, pontuou Marcelo Pires.

A proposta da CBE Energy, segundo Pires, está alinhada com a Política Estadual de Incentivo à Contratação de mão de obra de comunidades primárias, e também visa à implementação de Sistemas Agroflorestais (SAF) nas comunidades quilombolas.

A CBE Energy

Oriunda de uma startup agrícola, a Cbe Energy Bioetanol foi fundada por um grupo de empreendedores, atuantes no eixo Minas Gerais e Espírito Santo, que pesquisa um caminho social para a geração de energia elétrica em território quilombola. A escolha da empresa se deu por sua atuação em defesa da Agenda 2030 da ONU, que aponta 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para serem atingidos até 2030 cujo o compromisso foi assumido pelo Brasil.

Também Participou da reunião a CEO da CBE Energy, Luisa Medeiros, que falou sobre a importância da implementação da empresa, por meio de Parceria Público-Privadas (PPP) com o Governo do Estado, prefeituras e instituições sociais e ambientais. “Queremos promover o resgate e a preservação da cultura local, aprimorando a assistência social, agrícola e incentivando o empreendedorismo nas comunidades quilombolas capixabas”, destacou.

A comunidade

O presidente da Cooperativa Agrícola Familiar Quilombo Batalha (Cooquiba), Aloan Graça, lembrou que Cacimbinha e Boa Esperança vivem da agricultura e prestação de serviços no campo e avaliou a parceria como uma forma de garantir da autonomia da comunidade. “O que esperamos com este projeto é o fortalecimento dos nossos agricultores e melhores oportunidades de estudo e qualificação dos nossos jovens para que, assim, eles possam ocupar cargos e espaços cada vez mais importantes na sociedade”, ressaltou.

Aloan Graça também espera que o negócio social possa fazer um resgate da cultura quilombola ajudando também projetos já existentes na comunidade, a exemplo da escola de capoeira-jongo, de Kickboxing e do futebol.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Atividade do Norte e Centro-Oeste avança em 2020, diz BC; demais regiões recuam

Ainda que o processo econômico descrito tenha caracterizado todas as regiões, os resultados de 2020 dos IBCR divergiram - Norte e Centro-Oeste registraram desempenho...

Veterinária morre no Recife com a ‘doença da urina preta’

Familiares e amigos de Priscyla prestaram homenagens nas redes sociais: "o céu hoje estará te recebendo com muita luz" Por Pedro Jordão, especial para o...

Instituto Butantan recebe insumos para 14 milhões de doses da Coronavac

A previsão é de que até o fim de março o Governo de São Paulo e o instituto façam o repasse de mais 21...

​Lâmpadas de LED transformarão Vila Velha na primeira cidade digital do ES

Por meio do Consórcio SRE-IP Vila Velha, a prefeitura vai modernizar todo o parque de iluminação pública do município Aproximadamente 35.000 pontos de iluminação irão...

SP comprará 20 milhões de vacinas da Pfizer e 20 milhões da Sputnik, diz Doria

A gestão paulista pretende usar os dois imunizantes, junto da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, no programa de imunização contra a covid-19 Por Renata Cafardo...

TCU cobra plano do governo para perícias represadas do INSS

Segundo o próprio governo, apenas uma perícia médica foi realizada até hoje com o uso da ferramenta Por Idiana Tomazelli (AE) Quase seis meses após vir...

ES Brasil Digital

ESBrasil-185
Continua após publicidade

Fique por dentro

Ufes registra quarta cultivar de café conilon junto ao Mapa

O trabalho de pesquisa foi realizado em parceria com a UFRJ e resultou numa cultivar propícia para produção de café solúvel.

Indústria brasileira registra alta de 8,7 no faturamento em janeiro de 2021

A capacidade instalada no início deste ano ficou em 79%, o que representa 2,2 pontos percentuais acima do que foi registrado em janeiro de 2020.

Atividade do Norte e Centro-Oeste avança em 2020, diz BC; demais regiões recuam

Ainda que o processo econômico descrito tenha caracterizado todas as regiões, os resultados de 2020 dos IBCR divergiram - Norte e Centro-Oeste registraram desempenho...

PIB brasileiro em 2020 fecha com queda de 4,1%

Pesquisa do IBGE revela a terceira maior queda na soma de todas as riquezas produzidas no País, com influência da pandemia de Covid-19.

Vida Capixaba

Março Amarelo: atividade física é uma aliada no tratamento da endometriose

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde a endometriose afeta 176 milhões de mulheres no mundo.

Confira 4 dicas de como cuidar da pele da área dos olho

A área dos olhos é a região onde o envelhecimento da pele fica mais visível

Museu Capixaba do Negro abre inscrições para oficinas

Nesta quarta-feira (3), foram abertas inscrições para 90 vagas em variadas oficinas.

Professores poderão se inscrever em oficina de produção de vídeos

O projeto intitulado “Caminho das águas” será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subgerência de Educação Ambiental e Gerência de Formação Continuada, a empresa de saneamento básico AEGEA e a produtora Zureta Filmes
Continua após publicidade