24.9 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Encontro do Prodfor reúne as 12 maiores empresas do Estado

Encontro do Prodfor reúne as 12 maiores empresas do Estado

Representantes das 12 maiores empresas do Espírito Santo, do Sistema Findes e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) estiveram nesta segunda-feira (4), no Edifício da Findes, em Vitória, para a Reunião do Comitê Estratégico 2011 do Prodfor. Em pauta, as cinco ações que podem tornar o programa ainda mais completo. Fundado em 97, o Prodfor é o programa de qualificação de fornecedores de maior destaque no país, respondendo hoje por 478 empresas certificadas e mais 28 em processo de desenvolvimento. São mantenedoras do programa: ArcelorMittal Tubarão, ArcelorMittal Cariacica, Canexus, Cesan, EDP Escelsa, Fibria, Garoto, Oi, Petrobras, Samarco, Technip e Vale.

Foram debatidas e votadas no evento as ações que tratam da acreditação do Prodfor pelo Inmetro; de uma nova Pesquisa dos Resultados; sistema de informações sobre resultados de Compras das Empresas; análise de desempenho dos fornecedores; e evento de integração entre fornecedoras qualificadas e mantenedoras. Com exceção da primeira, todas as outras foram aprovadas pelas 12 grandes empresas, que tem força de decisão. O investimento nessas ações é da ordem de R$ 150 mil, valor que será dividido entre as mantenedoras.

- Continua após a publicidade -

Outro destaque foi a proposta da criação de um “mantenedor institucional”, no caso, o Sebrae. Os presentes se mostraram interessados com a idéia, desde que a instituição não tenha o peso de uma empresa mantenedora no momento de tomar decisões.

Opiniões
Segundo Luciano Raizer Moura, coordenador executivo do Prodfor, o evento foi um grande oportunidade para vislumbrar o futuro do programa. “Este evento é extremamente importante e estratégico, reunindo as mantenedoras e servindo de debate sobre as perspectivas e resultados. Ainda melhor: é neste momento enxergamos o futuro e definimos ações de crescimento do programa”, explicou.

Para José Marcos Silva Monte, representante da Canexus no Prodfor, o evento terminou com decisões que ampliarão a atuação do programa, sem, no entanto, fugir de suas diretrizes e processos. “A nossa expectativa sempre é a de contribuir no que foi possível. Espero que as propostas sirvam para promover o crescimento do programa, de acordo com a premissa do Prodfor, que é desenvolver fornecedores locais, dos negócios e do no Estado. Percebemos que 2010 foi o ano da retomada do crescimento e que 2011já desponta como ano de muitos negócios e de economia mais forte. As empresas estão querendo entrar na onda de desenvolvimento, que inevitavelmente resultará em muitos investimentos nos processos de compras que serão realizadas no Brasil e mais especificamente no Espírito Santo”, disse ele.

Paulo Edson Martins Vieira, da Fibria, lembrou da importância do Prodfor durante a crise internacional entre 2008 e 2009. “O Prodfor continuou tocando seu ritmo normal mesmo durante a crise. As mantenedoras continuam investindo no programa. Todas as empresas do Estado voltaram a acreditar e investir, e é necessário como nunca que uma iniciativa como o Prodfor esteja presente para a capacitação das fornecedores no sentido de atender a grande demanda que está surgindo aí. A perspectiva de investimento no estado nos próximos 5 anos é de US$ 20 bilhões então, precisamos de fornecedores qualificados, somente assim evitaremos um ‘apagão’ de mão-de-obra”, explicou.

Já Heraldo Ramos de Caldas Brito, da ArcelorMittal Tubarão, citou a realização de uma nova Pesquisa de Resultados como o ponto-chave da noite. “Tomamos hoje decisões sobre ações que terão impacto não só no resto de 2011, mas nos anos que estão por vir. Uma nova pesquisa é, na minha opinião, o grande ponto a ser debatido no evento de hoje. Com a pesquisa , passamos a saber exatamente o que pensam e como estão os fornecedores qualificados. Portanto, a renovação desse estudo é um documento que evidencia o sucesso do Prodfor”, frisou.

Presidente do Sistema Findes pela segunda vez, Lucas Izoton Vieira também destacou a trajetória do Prodfor na qualificação das fornecedoras capixabas. “O Pordfor é um programa muito importante para a cadeia de fornecedores das grandes empresas. As quase 500 empresas qualificadas mostram a força e a importância da certificação. A idéia é que possamos ampliar ainda mais esse programa, com empresas industriais, comerciais e de serviços. No evento de hoje aumentamos a abrangência desse programa tão bem sucedido”, falou ele.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA