23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Empréstimo com o imóvel como garantia está em alta

No Espírito Santo, o Banestes é um dos bancos que oferece o empréstimo, chamado também de home equity

Utilizar o próprio imóvel como garantia de empréstimo está em alta. A Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) divulgou, nesta semana, que a modalidade, conhecida como home equity, cresceu 13% no ano passado. No Espírito Santo, o Banestes é um dos que oferecem esta opção aos correntistas.

O modelo de empréstimo alcançou, somente no primeiro semestre de 2021, a marca de 11.151 novos contratos, que, em termos financeiros, superaram o capital de R$ 2,3 bilhões.

- Continua após a publicidade -

Na prática, o cliente oferece um imóvel como garantia ao banco e solicita um empréstimo com taxas mais atraentes e prazo que poderá ser de até vinte anos para pagar. Isso porque os juros, neste caso, costumam ficar abaixo dos praticados nas modalidades mais conhecidas de crédito pessoal. Então, o imóvel fica garantido com a agência financeira, o que possibilitará a redução de risco e de custos da linha de crédito.

Mais Prazo e Menos Juros

No Espírito Santo, quem tiver interesse nesse tipo de empréstimo tem como opção o Banestes. Porém, o banco capixaba ressalta que todas as propostas estão sujeitas ao processo de análise de crédito e, se aprovado, o dinheiro é creditado na conta corrente do cliente.

Essa linha pode ser uma alternativa para quem precisa de dinheiro com maior prazo e taxas de juros mais em conta para, por exemplo, poder investir em um novo negócio e pagar dívidas.

Taxa de Juros

Empréstimo com o imóvel como garantia está em alta
Home Equity é opção com juros mais baixos dos que os praticados em outras modalidades. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Atualmente, o Home Equity Banestes tem uma taxa de juros fixa de 1,39% ao mês + TR, uma das menores praticadas no mercado. É possível obter crédito de até 60% do valor do imóvel utilizado como garantia e o pagamento poderá ser feito em até 240 meses.

“É uma linha de crédito com taxas e prazos bem atrativos, sendo uma excelente opção para reorganizar dívidas, alongar prazos de obrigações e realizar investimentos com custos reduzidos e maior conforto para pagar. A modalidade é mais uma opção diferenciada para atender à população capixaba”, enfatizou o diretor de Negócios do Banestes, Hugo Gaspar.

Projeto de Lei

Vale lembrar que há um Projeto de Lei do Governo Federal, cuja proposta permitirá que os proprietários utilizem os imóveis como garantia em mais de um financiamento. Medida que, uma vez em vigor, pode liberar até R$ 10 trilhões em financiamentos, segundo informação divulgada pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA