24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Pequenos negócios são responsáveis por 88% dos empregos no Estado

O Espírito Santo é ainda o estado do Sudeste que, proporcionalmente, mais gerou empregos no ano de 2021

O saldo de empregos no Espírito Santo foi positivo se analisado o acumulado de 2021. Ou seja, houve mais admissões do que demissões. Somente as Micro e Pequenas Empresas (MPE) capixabas criaram 46.146 oportunidades, o que representa 88% do total de vagas geradas.  

O resultado é ainda oito vezes maior que o saldo de 2020, quando as MPEs geraram 5.423 postos de trabalho no estado. Além disso, no Sudeste, o Estado é o que, proporcionalmente, mais gerou empregos no ano passado.

- Continua após a publicidade -

As informações são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que utilizou como base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Saldo Total

Se comparado ao saldo total, envolvendo Médias e Grandes Empresas e a Administração Pública, foram abertas 52.377 oportunidades. Isso significa que mais de 88% dos empregos gerados em 2021 vieram das MPEs.

Na avaliação do superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, há um cenário no Espírito Santo propício para o ambiente de negócios, que estimula o empreendedorismo. “Existe um elemento nessa discussão, que é o elemento econômico. O Espírito Santo vive o período de pandemia em um contexto diferente dos outros estados brasileiros. Foi feita uma boa gestão da economia, o Estado é organizado administrativamente, tem programas estruturantes na área de desenvolvimento e realiza grandes obras de infraestrutura”, disse.

Ele também enfatiza os parceiros. “Além disso, contamos com o Banestes e o Bandes com apoio financeiro. Existem vários tipos de linhas de crédito, inclusive com juros zero. Hoje, o Espírito Santo é o primeiro lugar em agilidade na abertura de empresas. O ambiente de negócio está favorável e dá oportunidade para que as micro e pequenas empresas se desenvolvam”, explicou.

Pequenos negócios são responsáveis por 88% dos empregos no Estado
Fonte: Sebrae-ES

Vagas por Setor

Apesar do resultado positivo para os pequenos negócios em 2021, o mês de dezembro registrou o fechamento de 1.620 vagas de empregos pelas MPEs no Espírito Santo, tendo apenas o setor de comércio com saldo positivo de empregos.

Avaliando todo o cenário de 2021, os setores que mais se destacaram na geração de emprego foram Serviços e Comércio, com 33.197 vagas abertas nas micro e pequenas empresas. Na sequência vem a Indústria de Transformação (7.276), Construção (4.432), Agropecuária (586), Extrativa Mineral (378) e Serviços de Indústrias de Utilidade Pública (277).

“O Espírito Santo se destacou na recuperação econômica graças à atividade das micro e pequenas empresas capixabas que tiveram a capacidade de apresentar saldos positivos de emprego em 10 dos 12 meses do ano de 2021, elevando os resultados gerais do último ano”, destaca Rigo.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA