23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Empresas podem utilizar fonte solar sem placas fotovoltaicas

EDP comercializa distribuição através da Solar Digital

Por Anderson Neto

Pequenas empresas já podem utilizar os benefícios da energia solar, sem a necessidade de investimentos ou dispor de espaço para a instalação de placas fotovoltaicas. Por meio do Solar Digital, empreendimentos que consomem a partir de R$ 300 em eletricidade por mês podem utilizar a energia renovável gerada a partir de uma usina construída pela EDP.

- Continua após a publicidade -

Além de se tornar uma empresa ambientalmente responsável, quem utiliza a energia solar garante um desconto de 10% na fatura. O programa já está disponível para empresas localizadas no Espírito Santo, além dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Não há taxa de adesão ou fidelidade de contrato.

Também não há troca de medidor ou qualquer adaptação no imóvel. Os créditos de energia gerados pela EDP são injetados na rede elétrica da distribuidora local. A energia chega até o consumidor da mesma forma, pela rede da distribuidora de energia, mas com o devido desconto.

O Brasil é o país que mais recebe incidência solar no mundo, e isso se dá por diversos fatores: desde a proximidade com a linha do Equador até a pouca variação da irradiação solar durante as estações. Por conta dessas características, não há outro país no mundo em que a geração solar descentralizada seja maior que geração eólica e solar de grande escala.

Dados mais recentes da Aneel mostram que a energia solar é a segunda maior potência da matriz elétrica do país, com um total de 32 GW, atrás apenas da geração hidrelétrica e já se distanciando da eólica, que tem 26 GW.

Duas faturas

Há uma única diferença ao consumidor, que passa a receber duas faturas: a da EDP, com a energia solar consumida; e a da distribuidora local, com os custos obrigatórios – disponibilidade, iluminação pública, impostos não compensáveis de PIS/COFINS e ICMS -, além do excedente de energia, caso tenha consumido mais que o volume contratado.

A EDP monitora, mês a mês, o perfil de consumo de cada unidade, a fim de realizar ajustes e calibrar a alocação dos créditos de energia solar. Dessa forma, havendo disponibilidade na usina, o volume de créditos a serem injetados é revisado automaticamente.

O comerciante pode aderir ao Solar Digital de forma 100% online. Basta acessar o site da EDP e fazer uma simulação da economia na conta de energia.

Geração distribuída

Em Geração Distribuída Solar, a EDP é pioneira e protagonista no segmento B2B, com 95 MWp instalados, em projetos com porte entre 1-5 MWp. O objetivo da EDP é chegar a 530 MWp de capacidade instalada nesta modalidade até 2026 – um crescimento de 520% em relação a 2022, com investimento de R$ 2,3 bilhões.

Para 2023, está prevista a construção de mais de 50 usinas de geração distribuída com capacidade instalada total de mais de 170 MWp. Com isso, a expectativa da EDP é chegar ao final do ano com mais de 260 MWp de capacidade instalada em geração distribuída, quase triplicando a capacidade instalada atual.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA