Cachoeiro de Itapemirim comemora 152 anos de emancipação política

Foto: Reprodução

O município, que tem um desenvolvimento econômico avançado, é berço de artistas renomados como Roberto Carlos e Rubem Braga

Cachoeiro de Itapemirim, município localizado ao sul do Espírito Santo, comemora 152 anos nesta segunda-feira (25), e é considerado o berço de pessoas que fizeram história, como o escritor Rubem Braga, o cantor Roberto Carlos, a atriz e dançarina Luz Del Fuego, entre outros.

O município, localizado na parte central a uma distância de 136 km da capital Vitória, foi fundado por Francisco Alberto Rubim, e hoje é um dos centros mais importantes do Estado, abrigando um dos maiores pólos industriais, fomentando a atividade econômica local.

O município é berço de pessoas renomadas, como o escritor Rubem Braga. – Foto: Divulgação

As principais atividades que são predominantes em Cachoeiro de Itapemirim são: café, leite, carne e olericultura (cultivo de legumes). Hoje, o município recebe o título de “Capital do Mármore e Granito”, graças a Cachoeiro Stone Fair, que sempre atrai investidores e compradores das maiores e melhores rochas ornamentais extraídas no Estado.

Segundo informações históricas, a primeira casa foi construída no ano de 1846 por Manoel de Jesus Lacerda, logo depois, foram surgindo as primeiras casas comerciais no centro da vila, perto da antiga matriz do Senhor dos Passos, sede da freguesia de São Pedro de Cachoeiro de Itapemirim.

Desenvolvimento econômico

O início da transformação ocorreu na década de 1950, com o surgimento de 20 fazendas de açúcar, em sua maioria desenvolvidas a vapor. Essas fazendas abasteciam de aguardente e açúcar toda a província e exportava ainda, em grande quantidade, para o Rio de Janeiro.

A primeira casa de comércio foi criada por Manoel Cipriano da Franca Horta que a abriu numa das dependências do Armazém do Barão de Itapemirim, um pequeno colégio que não funcionou por muito tempo.

A história do município começou em 1812, com a chegada do donatário da capitania do Estado, Francisco Alberto Rubim. – Foto: Arquivo pessoal / Higner Mansur

A partir de 16 de julho de 1856, o município não parou de crescer. Até meados do século XIX, iniciava-se a expansão cafeeira mineiro-fluminense na região. Cachoeiro era tido como o entreposto de comercialização dos produtos agrícolas, tornando-se centro urbano, com funções mais diversificadas com o advento da chegada do café.

Vale destacar que a criação da Cooperativa de Laticínio (Selita), antecedida pela fundação do Sindicato Rural dos Lavradores e Criadores, em 1934, foi de fundamental importância para que a pecuária se torna-se base de apoio para a economia do Sul do Espírito Santo.

Desfile cívico

Em comemoração à emancipação do município em 25 de março de 1867, a prefeitura realizou um desfile cívico com a participação de quatro escolas da rede pública municipal de ensino. O ato saiu da rua Vinte e Cinco de Março, próximo ao Shopping Cachoeiro, e seguirão em direção à Praça Jerônimo Monteiro, Centro.

Cerca de 200 estudantes desfilaram com a temática “Emancipação Política, Escola e o Meio Ambiente”. Os participantes foram alunos das escolas Professora Juracy Cruz (São Luiz Gonzaga), Professora Cely Santos de Oliveira (Alto Monte Cristo), Aurora Estellita Herkenhoff (Aquidaban) e Luiz Pinheiro (Coronel Borges).

O desfile cívico ocorreu nesta manhã no município. – Foto: Divulgação / Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Durante o desfile, cada escola representou aspectos relacionados ao meio ambiente e às suas modificações ao longo do processo de ocupação do solo no município. A Juracy Cruz, por exemplo, abordou a questão do desmatamento.

O evento contou, ainda, com a participação do Tiro de Guerra, a Guarda Mirim e a Banda Menino Jesus de Nazaré, da comunidade Vila Rica.

“Cachoeiro completa 152 anos com muita vitalidade e energia, graças a um povo que preserva sua história e constrói seu futuro. Parabéns Cachoeiro, e todos os cachoeirenses por mais um ano de uma cidade em plena transformação!”, disse o prefeito Victor Coelho.

*Da redação com informações da prefeitura do município

 

Conteúdo Publicitário