25 C
Vitória
domingo, 24 maio, 2020

Eleição municipal pode ser dividida em 2 dias, diz Barroso

Leia Também

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

Como a crise pode transformar as pessoas?

Cada indivíduo tem tentado buscar inovações e novas posturas em meio a situação  de incerteza onde o aprendizado, visões e valores tem sido reconfigurados para vencer os desafios ora estabelecidos.

Robô virtual de Vila Velha oferta cursos gratuitos pelo Whatsapp

O primeiro curso divulgado é o “Empreenda Vila Velha Digital”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Vila Velha 485 anos: um município cheio de riquezas e cenários paradisíacos

Nesta quinta-feira (23), é celebrado o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, e também os 485 anos de Vila Velha. Confira um pouco sobre a cidade!

Ministro Luís Roberto Barroso, que assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima semana, diz que o objetivo é reduzir exposição de eleitores ao novo coronavírus

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o ministro Luís Roberto Barroso, que assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima semana, informou que é possível que as eleições municipais deste ano tenham dois dias de votação.

Nesta sexta-feira (22), em Brasília, durante uma live promovida pelo jornal Valor Econômico, Barroso disse que “em vez de irmos até as 17h, irmos talvez até as 20h, e começar às 8h. Portanto, iríamos de 8h às 20h, 12 horas de votação. Esta é uma ideia, é uma possibilidade. Essa não depende de lei, podemos nós mesmos regulamentar no TSE”.

Adiamento

Outro fator que está sendo estudado é a faixa etária dos eleitores. Segundo o ministro, sanitaristas deverão ser consultados para saber se idosos votando mais cedo, depois os mais jovens na hora do almoço, seria eficaz.

O ministro disse, ainda, que mantém diálogo constante com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobre o eventual adiamento do calendário eleitoral. Para a alteração do calendário, é necessária que o Congresso aprove uma proposta de emenda constitucional (PEC).

Além disso, a definição sobre o adiamento das eleições depende ainda da trajetória da curva de contaminação do novo coronavírus, afirmou Barroso. “Em meados de junho será o momento de se bater o martelo”, destacou.

Custos

O ministro afirmou que, para isso, seria preciso um gasto adicional de R$ 180 milhões, valor estimado pelo TSE para este dia, ou poderia expandir o horário de votação, para que dure 12 horas, o que teria um custo menor.

Segundo o consultor em Marketing Político e diretor executivo da República Marketing Político, Darlan Campos, hoje há uma crise de representação em que o cidadão reserva uma série de críticas, na maioria delas, com sua razão.

“Tudo o que diz a gastos no meio público geram comentários ruins. Por outro lado, precisamos entender que é necessário avançar nesse pensamento, até mesmo porque no Brasil a democracia é frágil. No século XX, por exemplo, houve diversas intervenções democráticas, como o golpe de Vargas em 1930 e 1937. Isso significa que devemos valorizar esses espaços, e essas discussões de gastos adicionais devem ser levadas à sério”, disse o consultor de Marketing Político.

Darlan reforçou que a votação será realizada em tempos de pandemia e que o assunto merece atenção. “Vai ser importante, no mínimo, alargar o tempo de votação ou colocar mais um dia para evitar aglomerações no processo de votação”, finalizou ele.

*Da redação, com informações da Agência Brasil.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Na pandemia, consumidores priorizam pagamento de despesas básicas, diz pesquisa

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus tem feito consumidores brasileiros priorizarem o pagamento das despesas domésticas mais básicas.

Receita abre consulta a 1º lote da restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal liberou na manhã desta sexta-feira, 22, a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2020.

É hora da volta do turismo?

Recepcionistas e camareiras de máscara e protetor facial. Termômetro de infravermelho no check-in. Café da manhã à la carte ou então servido no quarto. Grupos pequenos na visita a atrações.

Juros devem permanecer baixos por um tempo, segundo FMI

Tobias Adrian, sugeriu que os bancos retenham as receitas em seus balanços, evitando pagamento de dividendos, a fim de preservar as condições de capitais

Vida Capixaba

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

Medidas de distanciamento social podem durar até 2022, segundo pesquisa

De acordo com a pesquisa, caso não haja alguma vacina ou um tratamento aprimorado até 2022, medidas de distanciamento social prolongadas ou intercaladas deverão ser tomadas.

Nova avenida Vitória: 75% das obras estão concluídas

As obras começaram há sete meses e contempla a reabilitação e reurbanização da malha viária, além da implantação de ciclovia e trabalho de microdrenagem.

Prefeitura da Serra reduzirá salários de prefeito e secretários durante a pandemia

A intenção é que seja reduzido na folha de pagamento 30% dos salários do prefeito Audifax Barcelos e da vice-prefeita Marcia Lamas, e 10% dos salários dos secretários.
Continua após publicidade