22.7 C
Vitória
quinta-feira, 27 janeiro, 2022

Edição 196 – Retrospectiva 2021

 

 

Retrospectiva 2021!

Mais um ano em que a Covid-19 seguiu fazendo estragos Brasil afora, provocando dor e luto. Afinal, estamos falando de 617.000 óbitos e mais de 22 milhões de casos confirmados.

Isso sem contar com os desdobramentos da pandemia: alta dos preços de alimentos, combustível, gás e energia. Escassez de insumos e impossibilidade de diversos setores em atenderem à demanda do mercado. Ah, e tivemos ainda o agravamento da polarização política e todos os seus desnecessários desgastes. Da mesma forma que o restante do país, o Espírito Santo sentiu esses “trancos”. Mas, como sempre optei por me concentrar na metade cheia do copo, vamos às conquistas que merecem ser enumeradas. Nos tornamos referência em vacinação e conseguimos atingir o índice de letalidade da Covid-19, de 2,1%, em dezembro, menor que o percentual nacional, de 2,8%. Mesmo com um número ainda bem elevado de profissionais atuando em home office, as atividades presenciais estão sendo retomadas. E, com isso, surgem novas contratações.

No acumulado de janeiro a outubro de 2021, o mercado de trabalho capixaba registrou 47.572 novos postos de carteira assinada, o que representa uma expansão de 6,54% do emprego formal registrado no ano passado.

Vale destacar que 85% desses postos foram gerados por pequenos negócios. Uma merecida salva de palmas aos micro e pequenos empreendedores capixabas, que se reinventaram na pandemia e fizeram acontecer!

Vamos incluir nessa lista positiva, o ineditismo de nosso Fundo Soberano que colocou o Espírito Santo no protagonismo da segurança fiscal, tornando-se “moeda” de aval para novos investidores. E ainda o posicionamento global do Estado, frente às questões ambientais levantadas na COP-26, ao integrar o Consórcio Verde Brasil.

Fim de ano é sempre o momento de refletir sobre tudo o que aconteceu, entender os movimentos sociais, políticos e econômicos. Avaliar caminhos, desenhar soluções, ter novas expectativas.

E pelo 14º ano consecutivo, a ES Brasil prepara sua edição especial de Retrospectiva, trazendo uma análise das principais conquistas e os piores desafios enfrentados pelos diversos setores produtivos. Avaliando o quanto os movimentos globais e nacionais impactaram em nosso estado, tanto no cenário macroeconômico, quanto em determinada parte da cadeia, no bolso de cada um de nós, capixabas da gema ou de coração. Você confere ainda uma matéria especial com as perspectivas para o próximo ano e um conteúdo de primeira linha produzido por nosso time de articulistas.

Que em 2022, jamais nos falte energia às mudanças necessárias. Que venham melhores cenários: saúde, menos fome, mais empatia, menos violência, mais verdade menos fake… Mais amor, por favor!

Boa leitura!

Mais ES Brasil Digital

Continua após a publicidade
Continua após publicidade

Fique por dentro

Continua após publicidade