Setor de serviços segue puxando o PIB capixaba que apresenta crescimento de 2,9% no acumulado de 2024
Por Kikina Sessa
Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar na semana passada os dados da estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2024, do Brasil, o Instituto Jones Santos Neves (IJSN) apresentou nesta sexta-feira (06) a estimativa do PIB (soma de todos os bens e serviços produzidos) do Espírito Santo.
No terceiro trimestre de 2024 o PIB capixaba registrou estabilidade de 0,2% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. No acumulado do ano houve crescimento de 2,9% (janeiro a setembro). Com isso, o Estado está há 21 meses consecutivos apresentando crescimento econômico.
Mais uma vez, a estimativa de crescimento foi puxada pelo setor de serviços, com aumento de 5,8% nas atividades no terceiro trimestre de 2024, do comércio (1%) e da indústria (0,2%).
“O Espírito Santo, assim como o Brasil, apresentou crescimento. Isso é um bom sinal para a economia capixaba, que apresenta a alguns trimestres consecutivos um quadro econômico positivo, com um mercado de trabalho aquecido. Desde o primeiro trimestre de 2023 o Espírito Santo vem apresentando um crescimento acumulado. São sete trimestres consecutivos de crescimento na economia”, disse Pablo Lira, diretor-presidente do IJSN.
O PIB nominal do Espírito Santo é de R$ 52,2 bilhões no terceiro trimestre de 2024 e total de R$ 203 bilhões em valores acumulados em quatro trimestres. A expectativa da equipe técnica do IJSN é de que no quarto trimestre as atividades econômicas recebam um impacto positivo do retorno das operações da Samarco, que voltou em setembro, da exploração de petróleo e gás da plataforma Maria Quitéria, que começou a operar neste trimestre e do início das obras do Porto Central, no Sul do Estado.
No entanto, o processo inflacionário persiste e está levando a valores acima da meta de 3% estabelecida pelo Banco Central. No Espírito Santo, a inflação está em 4,2% e 4,4% no Brasil.
50 anos
Durante a apresentação da estimativa do PIB do terceiro trimestre, Pablo Lira comentou que em 2025 o Instituto Jones dos Santos Neves completa 50 anos produzindo informações estratégicas e que, no próximo dia 12 de dezembro, às 10 horas, pela primeira vez na história do instituto, o IBGE Nacional vai fazer uma coletiva de imprensa na sede do IJSN para apresentar detalhes da Amostra para Domicílios do Censo 2022.