26.6 C
Vitória
quarta-feira, 15 DE janeiro DE 2025

Economia do Espírito Santo cresce há 21 meses consecutivos

Setor de serviços segue puxando o PIB capixaba que apresenta crescimento de 2,9% no acumulado de 2024

Por Kikina Sessa

Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar na semana passada os dados da estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2024, do Brasil, o Instituto Jones Santos Neves (IJSN) apresentou nesta sexta-feira (06) a estimativa do PIB (soma de todos os bens e serviços produzidos) do Espírito Santo.

No terceiro trimestre de 2024 o PIB capixaba registrou estabilidade de 0,2% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. No acumulado do ano houve crescimento de 2,9% (janeiro a setembro). Com isso, o Estado está há 21 meses consecutivos apresentando crescimento econômico.

Economia do Espírito Santo cresce há 21 meses consecutivos

Mais uma vez, a estimativa de crescimento foi puxada pelo setor de serviços, com aumento de 5,8% nas atividades no terceiro trimestre de 2024, do comércio (1%) e da indústria (0,2%).

- Publicidade -

Economia do Espírito Santo cresce há 21 meses consecutivos

“O Espírito Santo, assim como o Brasil, apresentou crescimento. Isso é um bom sinal para a economia capixaba, que apresenta a alguns trimestres consecutivos um quadro econômico positivo, com um mercado de trabalho aquecido. Desde o primeiro trimestre de 2023 o Espírito Santo vem apresentando um crescimento acumulado. São sete trimestres consecutivos de crescimento na economia”, disse Pablo Lira, diretor-presidente do IJSN.

O PIB nominal do Espírito Santo é de R$ 52,2 bilhões no terceiro trimestre de 2024 e total de R$ 203 bilhões em valores acumulados em quatro trimestres. A expectativa da equipe técnica do IJSN é de que no quarto trimestre as atividades econômicas recebam um impacto positivo do retorno das operações da Samarco, que voltou em setembro, da exploração de petróleo e gás da plataforma Maria Quitéria, que começou a operar neste trimestre e do início das obras do Porto Central, no Sul do Estado.

No entanto, o processo inflacionário persiste e está levando a valores acima da meta de 3% estabelecida pelo Banco Central. No Espírito Santo, a inflação está em 4,2% e 4,4% no Brasil.

50 anos

Durante a apresentação da estimativa do PIB do terceiro trimestre, Pablo Lira comentou que em 2025 o Instituto Jones dos Santos Neves completa 50 anos produzindo informações estratégicas e que, no próximo dia 12 de dezembro, às 10 horas, pela primeira vez na história do instituto, o IBGE Nacional vai fazer uma coletiva de imprensa na sede do IJSN para apresentar detalhes da Amostra para Domicílios do Censo 2022.

LEIA MAIS
Fintechs e cooperativas de crédito precisam definir políticas de remuneração Fintechs e cooperativas de crédito precisam definir políticas de remuneração - As resoluções passaram a valer em 1º de janeiro de 2025, mas há prazo de um ano para as instituições  estabelecerem suas políticas de remuneração
Mais de 198 mil capixabas saem do vermelho em 2024 Mais de 198 mil capixabas saem do vermelho em 2024 - Inadimplência caiu ao se comparar dezembro de 2024 e o mesmo mês de 2023. Redução fortalece o poder de compra dos capixabas e pode favorecer…

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA