O tradicional motor HEMI V8 aliado ao câmbio totalmente automático com oito opções são alguns detalhes do lançamento da Dodge Ram com itens que superam as opções do mercado brasileiro
Por Ivi Rafaela
Imponência, força, conforto e tradição. Esses são alguns atributos da Nova Ram Classic. E não é à toa que recebe o título de “classic muscle truck”, sendo a mais potente da categoria ao lado da “1500 Rebel”. Isso porque a nova picape, com design singular e atemporal que resgata o estilo “big-rig” da década de 1990, possui o icônico motor HEMI® V8 de 5,7 litros e 400 cv de potência. Isso sem contar a longa lista de itens de série como ar condicionado digital de duas zonas, bancos elétricos com aquecimento e ventilação, central Uconnect de 8.4” com Apple CarPlay e Android Auto e som premium Alpine.
O novo modelo, produzido no México, é mais um passo na expansão da Ram no Brasil. A primeira foi a renovação A picape é o quarto lançamento da marca, sem contar as edições limitadas, em menos de três anos da Ram 2500 na virada de 2019 para 2020. Em seguida veio a Ram 1500 em 2021 e a Ram 3500 em março deste ano. O lançamento já está disponível nas 58 concessionárias da marca Ram. No Espírito Santo, a Ram Clássica pode ser encontrada na Vitória Motors Jeep da Grande Vitória, Linhares e Cachoeiro.
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A primeira versão, já disponível, é a Laramie. Nas cores Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico, o destaque fica por conta do acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados. Detalhes esses que na versão Laramie Night Edition serão pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que pode ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal. Já o acabamento interno de ambas é preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.
Potência
Carregando debaixo do capô o histórico HEMI V8 de 5,7 litros, a Ram Classic é a picape mais potente do Brasil, ao lado de outro modelo da marca: a Ram 1500 Rebel. O motor entrega 400 cv a 5.600 rpm e o também generoso torque de 556 Nm a 3.950 rpm, o maior entre os modelos a gasolina no segmento. O HEMI® acumula várias gerações em mais de 50 anos de tradição e uma enorme legião de fãs possui câmaras de combustão hemisféricas, que explicam o nome de batismo.
Além da força ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados, o propulsor tem algumas tecnologias que visam a economia de combustível em até 20%. Como o sistema de desativação de cilindros (MDS), no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária.
Outro diferencial é colaboração com a eficiência energética da sincronização do eixo de comando variável das válvulas. O que reduz o trabalho de bombeamento do motor por meio de um fechamento retardado da válvula de admissão, aumentando o processo de expansão da combustão.
E o HEMI® também se beneficia de um novo ventilador de arrefecimento elétrico de 850 W que adapta o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento. A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor ajuda a melhorar a economia de combustível ao reduzir perdas parasitas e ainda diminui ruídos. O que proporciona um prazer inigualável do rugido desse V8.
Câmbio
Outra característica marcante da Ram Classic é a transmissão moderna e robusta. Afinal, está equipada com a caixa automática de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônica que, com grande espectro de relações, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa.
Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central. Além disso, o sistema é inteligente e seguro, ou seja, se desligado o motor com o câmbio em D (driver), automaticamente o seletor vai para posição P (park).
A caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções de tração 4×2, 4×4 high e 4×4 Low (reduzida). Tudo controlado eletronicamente pelo condutor no painel de instrumentos. A relação do diferencial é de 3.92 e a Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante, garantindo aderência nos mais variados terrenos. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.
Clássico
O design marcante da dianteira aliado ao nome “Classic” é uma clara homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993, que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos na época. O sucesso foi tão grande, que no ano seguinte, em 1994, a Dodge Ram 1500 o prêmio “Truck of the Year” da Motor Trend.
Os faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que nascem como uma continuação natural dos para-lamas, por sua vez, também rebaixado em relação à altura do capô são um destaque no design da Classic que recebeu o apelido de “big rig”, uma referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte-americanas. Além disso, contam com projetor que acumula dupla função: luz baixa e luz alta. Sendo a luz alta auxiliada por lâmpada suplementar. Sem contar com os LEDs âmbares integrados que fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.
Mas, não é só a dianteira que chama a atenção. Os traços avantajados, que reforçam a esportividade da picape pode ser vista de todos os ângulos. O estilo “muscle truck” ganha reforço com o os ressaltos e detalhes especiais do capô, as duas saídas de escapamento e as rodas de alumínio 20 polegadas com desenho de cinco raios. Sendo na versão Laramie prateadas combinando com todos os demais acessórios cromados enquanto na Laramie Night Edition a pintura delas é preta, em linha com o padrão “chrome delete”.
Equipamentos
Característica padrão das picapes mais desejadas do país, a amplitude e qualidade de acabamento também fazem parte do interior da Ram Classic. Sem contar todo espaço, o lançamento tem conforto e luxo, muito superior a qualquer picape média disponível no Brasil. Os acabamentos emborrachados no painel de portas dianteiro parcialmente revestido em couro e no painel de instrumentos revestido em couro, além da iluminação em LED, a praticidade fala alto na Ram Classic com uma série de recursos. Como o assento traseiro bipartido que pode ser levantado, deixando à mostra não apenas o subwoofer como um nicho para objetos. Além de uma plataforma dobrável que pode tornar o piso completamente plano.
O destaque para lista de série são para ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio), aquecimento e ventilação, bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.
Outro detalhe que não pode passar desapercebido são os dois compartimentos embutidos com tampa nas extremidades laterais na carroceria. Impermeáveis e removíveis, são ideais para transporte de alimentos e bebidas que precisam de refrigeração, uma vez que comporta pedras de gelo. E quando o assunto é segurança, a picape está muito bem equipada: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne.
Caçamba
Outro detalhe que a Ram Classic supera as demais do mercado brasileiro é a capacidade volumétrica da caçamba. Os 1.424 litros permitem o transporte de objetos grandes com facilidade. O detalhe exclusivo das picapes da Ram é o revestimento especial por toda superfície. Além disso, a caçamba conta iluminação de LED na lateral e na terceira luz de freio. Na parte externa outro item que vai além das picapes disponíveis no mercado. O reboque, preparado de fábrica suporta até 3.534 Kg.
Manutenção
Seguindo um dos valores da marca Dodge Ram, a confiabilidade, a Mopar, marca de pós-vendas da Stellantis, preparou um plano de manutenção extremamente competitivo para a Ram Classic. As revisões devem ser feitas anualmente ou a cada 12 mil km. Mas, as três primeiras visitas a concessionária são gratuitas e ainda há a possibilidade de compra antecipada das três próximas.
Desenvolvido pela Shell em conjunto com a engenharia da Stellantis, os lubrificantes e fluidos utilizados fazem parte da linha original da Mopoar Oil. Outros benefícios dos proprietários é a tranquilidade da assistência 24 horas do Privilege Service e a garantia de fábrica de 3 anos. Com a possibilidade de ser ampliada até 5 anos, com a compra de 1 ou 2 anos de extensão, nos planos Total ou Motor e Câmbio.
Além disso, a Mopar oferece um portfólio com mais de 20 acessórios originais que permitem aos clientes apaixonados pela marca a personalização. Os destaques da lista ficam por conta do alargador de para-lama off-road, degrau de caçamba, capota marítima e lança de engate. E em breve, itens como estribos automáticos e capota elétrica também serão uma opção.