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quinta-feira, 28 março, 2024

Disque-Denuncia completa 19 anos de existência

O Disque-Denúncia 181 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) completou 19 anos de existência e auxílio no trabalho policial no Espírito Santo.

Por Leulittanna Eller

A ferramenta é uma grande “arma” da população e das forças de segurança, no combate à criminalidade.

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Cerca de 2 mil ligações são recebidas no call center do 181, que funciona 24 horas, com mais de 50 atendentes trabalhando, coletando as informações. Em média, 50% desse total são classificadas como procedente pelas Polícias, ou seja, que resultam em algum tipo de prisão e/ou apreensão de armas, drogas, munições além da captura de foragidos da justiça, elucidação de homicídios, retirada de animais de cativeiro ou servem para subsidiar inquéritos ainda em tramitação, como casos de violência doméstica, corrupção, estupro, crimes ambientais, crimes cibernéticos e outros.

De janeiro a setembro de 2020 foram recebidas 46.795 denúncias de crimes, que resultaram na prisão de 1.566 criminosos, além da recaptura de 143 foragidos da Justiça. Além disso, 243 quilos de drogas, 379 armas e quase R$ 650 mil apreendidos em todo o Espírito Santo, graças às ligações realizadas pela população.

O delegado Paulo Expedicto Amaral, gerente do Disque-Denúncia 181, destaca a segurança da ferramenta, visto que sequer o policial que está recebendo a informação sabe de onde ela partiu. “O anonimato é de 100%. Nem mesmo quem trabalha conosco sabe quem está ligando para realizar a denúncia. O importante é a informação, com a maior precisão possível, para que um crime possa ser coibido ou evitado. A contribuição da população é fundamental nesse processo”, afirmou.

História

Em 19 de outubro de 2001, a Sesp, em parceria com o Movimento Rio de Combate ao Crime (MOV RIO), trouxe para o Estado a experiência do Disque-Denúncia do Rio de Janeiro. Em março de 2003, a ONG Espírito Santo Unido Contra o Crime (ESUCC) e a Secretaria celebraram convênio, estabelecendo uma parceria para o custeio das operações do 181, incluindo pessoal, manutenção das instalações, equipamentos e materiais de consumo.

Sempre com a garantia de manter o anonimato da pessoa que denuncia, no ano de 2005 a Central Disque-Denúncia colocou à disposição do cidadão o serviço de atendimento telefônico através do número 181, que é uma ligação gratuita de qualquer município do Estado. A parceria com a ONG se estabeleceu por uma década, quando em 2011 a SESP assumiu todos os custos do projeto.

Atualmente, o call center do Disque-denúncia (181), localizado na Capital, opera 24 horas, todos os dias, com profissionais de telemarketing, devidamente treinados e capacitados, para atender os cidadãos colaboradores que utilizam o serviço em todo Estado do Espírito Santo.

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