Preços elevados nos comércios por causa da inflação e juros altos deixaram consumidores cautelosos
Por Cristiano Stefenoni
As vendas no comércio capixaba relacionadas ao Dia das Mães devem movimentar R$ 281 milhões em 2023, uma queda de 1% no faturamento em relação ao mesmo período no ano passado, segundo dados de um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Em todo o país, é estimada uma queda real de 4,1%.
A pesquisa revelou ainda que o consumidor aqui do Estado deve gastar, em média, R$ 200 com os presentes. Entre os itens mais procurados para as mamães estão vestuários, calçados e acessórios (44,6%), móveis e eletrodomésticos (16,3%), perfumaria e cosméticos (16%).
Segundo análise feita pela própria Federação, esse recuo nas vendas deve-se, em especial, ao aumento no preço dos produtos por conta da inflação e aos juros altos.
Mesmo assim, o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, está otimista em relação às vendas, visto que o Dia das Mães é considerada a melhor data para o comércio depois do Natal. “Uma data comemorativa sempre tem o efeito de impulsionar as vendas, ainda que as famílias estejam com os orçamentos um pouco mais apertados”, justifica Moro.