25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Dia das Mães deve registrar queda nas vendas, aponta Fecomércio-ES

Preços elevados nos comércios por causa da inflação e juros altos deixaram consumidores cautelosos

Por Cristiano Stefenoni

As vendas no comércio capixaba relacionadas ao Dia das Mães devem movimentar R$ 281 milhões em 2023, uma queda de 1% no faturamento em relação ao mesmo período no ano passado, segundo dados de um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Em todo o país, é estimada uma queda real de 4,1%.

- Continua após a publicidade -

A pesquisa revelou ainda que o consumidor aqui do Estado deve gastar, em média, R$ 200 com os presentes. Entre os itens mais procurados para as mamães estão vestuários, calçados e acessórios (44,6%), móveis e eletrodomésticos (16,3%), perfumaria e cosméticos (16%).

Segundo análise feita pela própria Federação, esse recuo nas vendas deve-se, em especial, ao aumento no preço dos produtos por conta da inflação e aos juros altos.

Mesmo assim, o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, está otimista em relação às vendas, visto que o Dia das Mães é considerada a melhor data para o comércio depois do Natal. “Uma data comemorativa sempre tem o efeito de impulsionar as vendas, ainda que as famílias estejam com os orçamentos um pouco mais apertados”, justifica Moro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA