21 C
Vitória
terça-feira, 14 julho, 2020

Dia das Mães: Otimismo no comércio com as vendas

Leia Também

Ensino híbrido: conheça a tendência escolar para o mundo pós-pandemia

O chamado blended learning crescerá após pandemia, diz especialista. Saiba mais! Com o surgimento da pandemia da covid-19, da noite para o dia professores e alunos...

ES confirma mais de 63 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 63.881 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo, de acordo com o “Painel Covid”, da Sesa.

INSS começa teste de prova de vida digital com 550 mil beneficiários

Num primeiro momento, o mecanismo será feito por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, para quem já tem carteira de motorista ou título de eleitor digital.

Se confirmado, resultado será o segundo consecutivo de crescimento nas vendas, após dois anos de baixas que chegaram a 15,2%

Segunda data comemorativa mais importante para o varejo, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães deve repetir, em 2018, o bom desempenho obtido em 2017. A estimativa da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) é que o volume de vendas do varejo cresça 4% no Espírito Santo. Se confirmado, o resultado será quase o dobro do alcançado no ano passado, quando a expansão foi de 2,1%.

Dia das Mães
“O estabelecimento deve estar bem organizado, com produtos expostos de forma que facilite a visualização dele e do preço. Outro fator primordial para o sucesso das vendas é possuir uma equipe motivada” – Sandra Aragão, economista

No Estado, assim como em todo o país, as previsões para 2018 vêm após dois anos de perdas significativas: queda de 15,2%, em 2016, e de 8,3%, em 2015. No Brasil, segundo o Indicador de Atividade do Comércio, elaborado pela Serasa Experian, houve alta de 2% em 2017. Foi o primeiro resultado positivo desde 2014, vindo de uma queda de 8,4% em 2016.

A elevação alcançada pelo comércio tradicional também foi percebida pelo comércio eletrônico. Em 2017, a Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, previa alta de 7% para a data. O resultado alcançado acabou superando as expectativas: cresceu 16%, atingindo um total de R$ 1,9 bilhão. Os pedidos subiram 12%, de 4,036 milhões para 4,520 milhões, e o tíquete médio também registrou elevação, de 3,7%, de R$ 402 para R$ 417.

Em 2017, um quarto dos consumidores (25%) preferiu procurar um shopping center para comprar o presente da mãe, de acordo com estudo realizado pelo SPC Brasil. No Shopping Norte Sul, em Vitória, é esperado aumento de 6% nas vendas em 2018, em relação ao resultado obtido no último Natal. “Em relação ao público, queremos alcançar 12% a mais nesse Dia das Mães. Buscamos fazer com que as mães se surpreendam com o que estamos preparando, porque pretendemos fazer a campanha ‘Minha Mãe é Cultura’, com dias musicais e noites descontraídas”, avalia o gestor de Marketing do Shopping Norte Sul, Leonardo Picinati.

Dia das Mães
Fonte: SPC Brasil/CNDL

A avaliação da assessoria econômica da Fecomércio-ES é que o consumidor não deixará de presentear. Entretanto, a tendência é que sejam escolhidos presentes de valores menores, entre R$ 100 e R$ 150. Os segmentos que costumam registrar maior movimento no período são os de vestuário, bijuterias e acessórios, perfumarias e cosméticos, letrodomésticos e telefonia celular. As contratações temporárias para a data devem ser pontuais, visto que a tendência observada é que os empresários trabalhem com seus quadros existentes.

“O Dia das Mães representa uma excelente oportunidade para vender mais”, afirma a economista Sandra Aragão. Para alcançar melhores resultados, ela orienta que o comerciante adote algumas estratégias. “Investir em marketing é fundamental e, como as redes sociais estão em alta, podem usá-las como uma vitrine para seus produtos e promoções. Oferecer produtos diferenciados, aproveitando a temática ‘mãe’ e lançando produtos personalizados, com preços atrativos e até condições especiais de pagamento, vai fazer toda a diferença”, pondera.

Dia das Mães
Fonte: Social Miner

A economista acrescenta que é importante investir na decoração da loja, tornar a vitrine atrativa, deixando-a temática para chamar atenção e mostrar um cuidado com essa data, que tem forte apelo emocional. “O estabelecimento deve estar bem organizado, com produtos expostos de forma que facilite a visualização deles e do preço. Outro fator primordial para o sucesso das vendas é possuir uma equipe motivada”, acrescenta Sandra.

Lojas e shoppings preparam promoções

O desejo de agradar às mães, seja através de presentes, seja proporcionando momentos especiais, faz com que shoppings e lojas se movimentem para atrair os consumidores. O Shopping Vitória decidiu promover o sorteio de uma viagem para Punta Cana, na República Dominicana, com direito a passagens e hospedagens para quatro pessoas. Buscando incentivar o consumo, o centro de compras aposta ainda no sorteio de oito vale-compras no valor de R$ 5 mil. Para participar, é preciso trocar notas fiscais que somem R$ 300 em compras no balcão instalado até o dia 15 de maio na praça central.

A estratégia de proporcionar uma experiência inesquecível também é adotada pelo Shopping Vila Velha. O centro de compras vai sortear uma viagem de seis noites para Paris, com direito a três acompanhantes, transporte aéreo, hotel, cruzeiro pelo Rio Sena, alimentação e traslado do aeroporto para o hotel. Cada R$ 250 em compras renderá um cupom, que deverá ser obtido nos balcões do vão central do shopping. A promoção vale até

Dia das Mães
“Em relação ao público, queremos alcançar 12% a mais nesse Dia das Mães. Queremos fazer com que as mães se surpreendam com o que estamos preparando” – Leonardo Picinati, gestor de Marketing do Shopping Norte Sul – Divulgação

13 de maio, com sorteio marcado para o dia 15. Para agradar aos clientes, o Masterplace Mall, que fica na Reta da Penha, em Vitória, vai oferecer uma semijoia da Pacotille para quem efetuar R$ 200 em compras. Serão disponibilizadas mil unidades de colares exclusivos, com pingente de ponto de luz. Ainda no mesmo espaço, a franquia Café Donuts fará uma oferta exclusiva para clientes que utilizarem suas redes sociais. Foi criada uma caixa personalizada, contendo seis das tradicionais rosquinhas americanas com opções de diversos sabores. A venda será feita sob encomenda por Facebook, Instagram ou telefone.


Leia mais:

Vendas no Dia das Mães voltam a crescer após três anos
Procon dá dicas a consumidor para compras de Dia das Mães

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Desafios do mercado audiovisual será tema de live

No bate-papo virtual também vão estar em pauta os desafios do mercado audiovisual e a experiência de Abel Santana no mundo das artes.

Mães à beira de um ataque de nervos

Não há descanso para as mamães, em casa, durante a pandemia Por Letícia Vieira Patrícia achou estranho o silêncio repentino, fazia meses que aquilo não acontecia:...

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...
Continua após publicidade