22.9 C
Vitória
domingo, 5 maio, 2024

Dez Milhas Garoto teve festa dos corredores e vitória brasileira

Dez Milhas Garoto teve festa dos corredores e comemoração do Brasil

Por Paula Bourguignon

A volta da corrida mais aguardada do Estado preparou uma grande emoção no final da prova. O brasileiro Giovani dos Santos fez história e venceu nos momentos finais. 

- Continua após a publicidade -

Após dois anos sem uma das corridas de rua mais tradicionais do Brasil, os corredores, sejam eles profissionais ou amadores, estavam ansiosos para a volta da Dez Milhas Garoto.

Entre tantas emoções, o brasileiro Giovani dos Santos nunca vai esquecer como foi esse dia.

Mesmo debaixo de chuva, Giovani, com toda determinação e treino pesado, cumpriu a prova, de 16,09 km, em 48min21, na categoria masculino. O atleta postou o vídeo de sua chegada na rede social e escreveu: “Gratidão a Deus por mais uma vitória conquistada, obrigado, família, por estar sempre me apoiando”.

Além disso, o mineiro declarou: “Sempre ficava em segundo ou terceiro. Desta vez, usei uma melhor estratégia. Preferi segurar e nos últimos três quilômetros passei o segundo e no final consegui passar a frente e vencer. Agora e continuar trabalhando para as próximas provas e com foco na São Silvestre, onde quero fazer uma preparação especial na altitude e tentar mais um pódio”, menciona o corredor.

Giovani tem em seu currículo como corredor algumas conquistas, como bronze Pan-Americano em 2014 e hexa da Volta Internacional da Pampulha. Além disso, foi prata nos Jogos Sulamericanos no Chile.

Vale destacar que a última vitória de um brasileiro na Garoto foi de Wellington Bezerra da Silva (Brasil), com o tempo de 48min55s, em 2018. O segundo e o terceiro lugares na categoria masculina ficaram com o queniano Vestus Chemjoy, com 48min32, e com Gilmar Lopes, do Brasil, com 48min58, respectivamente.

No feminino, a vitória foi da Mestawut Trunet, da Etiópia. Fantu Gelasa, da Etiópia, ficou em segundo lugar, 56min48, seguida de Yadeny Weltj, também da Etiópia, 57min32. A brasileira Amanda de Oliveira garantiu o pódio com o quarto lugar, marcando 58min52. Jonílson Prates e Helen Fante foram os melhores capixabas neste ano.

Agora é aguardar para o ano que vem e quem sabe um brasileiro suba ao

Dez Milhas Garoto teve festa dos corredores e vitória brasileira
A 31ª edição e o tão aguardado reencontro na pista aconteceram nesse domingo, dia 25 de setembro, reunindo cerca de 13 mil corredores. Foto: Garoto.

pódio novamente com a bandeira e amor à nação.

31ª edição da Dez Milhas

A 31ª edição da Dez Milhas registrou número recorde de inscrições e reuniu mais de 16 mil atletas entre profissionais e amadores ao longo dos dois dias de evento.

Na véspera, aconteceram ainda a 19ª edição da Garotada, voltada para crianças e jovens, e a Cachorrida, primeira corrida e caminhada pet do estado do Espírito Santo.

Sobre a corrida

Há mais de três décadas, a Dez Milhas Garoto oferece aos atletas a possibilidade de contemplar um dos percursos mais bonitos do Brasil, com passagem por famosos pontos turísticos do Espírito Santo – como a Terceira Ponte, que divide os municípios de Vitória e Vila Velha. A largada da corrida acontece na Praia de Camburi, em Vitória, e a chegada é em frente à fábrica da Garoto, em Vila Velha, em um percurso de 16,09 quilômetros.

A partir das 7h10, os competidores largam para a corrida conforme a categoria – cadeirante; cadeirante com guia; atleta com deficiência; elite feminino; elite masculino; pelotão premium; atleta capixaba; colaboradores; e pelotão geral.

A premiação será em dinheiro para os vencedores das diversas categorias, tais como os atletas que completarem o circuito em menor tempo no geral, melhores capixabas, melhores colaboradores da Garoto e melhores cadeirantes. Além disso, a premiação para os primeiros brasileiros será no valor R$ 10 mil. Para o público infanto-juvenil da corrida Garotada, os competidores que chegarem ao pódio ganharão itens esportivos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA