23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Destaques da indústria capixaba são homenageados em Vitória

Destaques da indústria capixaba são homenageados em VitóriaO governador Renato Casagrande foi o grande homenageado da noite, que também reconheceu o trabalho de empreendedores, dirigentes sindicais e ex-presidentes da Findes

“Outubro é o mês da homenagens na indústria capixaba”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra, durante o tradicional Encontro da Indústria, promovido pelo sistema Findes-Cindes, que costuma realizar neste mês o reconhecimento dos personagens mais destacados do ano para o setor. A cerimônia foi realizada ontem no Cerimonial Le Buffet, em Vitória.

- Continua após a publicidade -

O prêmio principal, a Medalha do Mérito Industrial, instituída em 1971, foi concedida ao governador Renato Casagrande. Também receberam medalhas três empreendedores destacados e três empresários reconhecidos por sua atuação sindical, além de uma homenagem especial a todos os ex-presidentes da Findes.

Marcos Guerra destacou a relevância da atuação de Renato Casagrande em favor da indústria, especialmente na defesa das micro e pequenas empresas. “Este prêmio reconhece não apenas a atuação durante este ano, mas também leva em consideração a trajetória de vida dos candidatos. O Renato Casagrande levantou a bandeira das micro e pequenas empresas, que são a maioria e as que mais empregam, desde seus mandatos como deputado, depois como senador e agora como governador do Estado”, afirmou. O homenageado afirmou que o prêmio representa o bom diálogo entre o governo e a sociedade capixaba, neste caso especialmente com os empresários da indústria, representados através da Findes. “Essa medalha reflete todo o investimento que estamos aplicando no desenvolvimento do Estado, buscando competitividade e inovação para possibilitar uma maior inserção nacional e internacional do Espírito Santo” completou o governador.

A medalha do Mérito Empreendedor da Indústria do Espírito Santo foi concedida a Antônio Carlos Torres, do grupo Fortlev, uma das maiores empresas do mundo no setor de caixas d’água; Helio Moreira Dias de Rezende, que dirige a Confeitaria Monte Líbano; e Sebastião Jayme de Almeida, fundador e presidente da Morar Construtora.”Recebo esta medalha com muita felicidade e honra. Cerimônias como esta dão mais estusiasmo para o empresário”, disse Helio Rezende.

Por sua atuação sindical, foram destacados com a Medalha do Mérito Sindical Findes: Altamir Alves Martins presidente do Sindicalçados e diretor financeiro do Cindes; Leonardo Souza Rogério de Castro. presidente do Sindiplast e diretor da Findes para assuntos de Desenvolvimento da Indústria Capixaba; e Rogério Pereira dos Santos, diretor da Findes e presidente do Sindibores. Leonardo de Castro ressaltou o prêmio como um estímulo ao desenvolvimento do trabalho associativista, propiciando maior unidade do setor. “Este convívio possibilita uma troca de informações e boas práticas que reproduz a todos industriais de uma forma intensa. A convivência com seguimentos diversos é muito enriquecedora para o empresariado.”

Este ano, por sugestão dos presidente da Findes, Marcos Guerra, foi realizada uma homenagem especial aos oito ex-presidentes da organização, que receberam o título de Presidentes Eméritos. Os já falecidos Américo Buaiz (gestão 1958-1968) e Jones Santos Neves Filho (presidente entre 1968 a 1977) foram representados por seus filhos, assim como Lucas Izoton Vieira (2004-2011), atual vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que não pode comparecer à cerimônia. Estiveram presentes no evento Oswaldo Vieira Marques (1977-1983), Helcio Rezende Dias (1983-1989), Sergio Rogerio de Castro (1989-1992), José Bráulio Bassini (1992-2000) e Fernando Antonio Vaz (2000-2004), que foram condecorados pelo atual presidente da organização.

De tal modo, foram reconhecidos empresários atuantes em diversos segmentos da indústria capixaba e de diferentes gerações, valorizando tanto aqueles que contribuíram para a construção da história da principal entidade representativa da indústria capixaba como a nova geração que agora enfrenta o desafio de coordenar a articulação do setor industrial. Um caso emblemático de tudo isso foi a homenagem a pai e filho: o ex-presidente Sergio Rogerio de Castro e seu filho Leonardo de Castro, atual diretor.

O presidente da Findes resumiu o momento atual na perspectiva dos industriais.”Este evento é uma forma de fortalecer o associativismo na indústria, que é nossa missão dentro da Findes. Este ano não foi muito bom para a indústria no Brasil inteiro. Mas aqui no Estado estamos otimistas porque o governo está investindo mais, criando uma infraestrutura e tornando o Espírito Santo ainda mais competitivo. Em conjunto com a Federação das Indústrias, está criando um ambiente favorável para a instalação de novas empresas”, concluiu Marcos Guerra.

Homenagens

Medalha do Mérito Industrial do Espírito Santo 2012
Renato Casagrande

Medalha de Mérito Empreendedor da Indústria do Espírito Santo 2012
Antônio Carlos Torres
Helio Moreira Dias de Rezende
Sebastião Jayme de Almeida

Medalha de Mérito Sindical da Findes do Espírito Santo
Altamir Alves Martins
Leonardo Souza Rogério de Castro
Rogério Pereira dos Santos

Presidentes Eméritos
Américo Buaiz
Jones dos Santos Neves
Oswaldo Vieira Marques
Helcio Rezende Dias
Sergio Rogerio de Castro
José Bráulio Bassini
Fernando Antonio Vaz
Lucas Izoton Vieira

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA