Há 519 anos o Brasil foi descoberto… Saiba mais!

Foto: Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro

A chegada oficial dos portugueses foi datada em 22 de abril de 1500. Mas outra tripulação havia descoberto o território, que, mais tarde, se tornaria o país em que vivemos

Todos acreditam que o Brasil foi descoberto apenas em 1500, mas ninguém sabe que em dezembro de 1498, uma frota composta por oito navios, sob o comando de Duarte Pacheco Pereira, chegou ao litoral na altura dos atuais Estados do Pará e do Maranhão.

Entretanto, essa visita se manteve em total sigilo. Isso porque os últimos reis de Portugal, D. João II e D. Manuel I, procuravam impedir que os espanhóis tivessem conhecimento de seus projetos.

Com o retorno de Vasco da Gama a Lisboa em agosto de 1499, D. Manuel I enviou seu fidalgo de 33 anos, Pedro Alvares Cabral, em uma expedição com seus melhores navegadores, entre eles Bartolomeu Dias, que dobrou o cabo da Boa Esperança, atingindo pela primeira vez o oceano Índico.

As caravelas aportaram no litoral sul do Estado da Bahia em 22 de abril de 1500. – Foto: Thinkstock

E no meio do caminho algumas coisas saíram do controle. Uma das embarcações desapareceu no mar e na tentativa de encontrá-la o período de chegada atrasou. Mas no dia 09 de abril cruzou a linha do Equador, mesmo caminho que Vasco da Gama fez.

Mas foi no dia 22 de abril que as 13 embarcações atracaram em frente a um monte chamado de Pascoal, bem próximo do atual Estado da Bahia, onde permaneceu até o dia 02 de maio, tomando posse da terra.

Por lá, Cabral e sua tripulação encontraram cerca de 5 mil índios nativos que habitavam a região, como os tupis que transitavam do paleolítico, por isso produziam agricultura rudimentar, na chamada de roça branca, onde eram plantados mandioca, cará e feijão.

Também haviam três grupos principais: os macro-jês que habitavam oo norte da Bacia Amazônica; os aruaques, no Planalto Central; e os cariris, também na região Amazônica.

A história no cinema

A maioria dos fatos relatados até hoje nos livros de História também pode ser acompanhada nas obras cinematográficas. Listamos alguns filmes para que você conheça um pouco sobre a descoberta do país. Confira!

O Descobrimento do Brasil (1936)

Filme dirigido por Humberto Mauro e com trilha sonora de Heitor Vila-Lobos. O longa é uma mistura de documentário com ficção, com textos extraídos da Carta de Pero Vaz de Caminha. Apresenta ainda a chegada da frota portuguesa às costas brasileiras. A produção representou o Brasil no Festival de Veneza de 1938.

A Missão (1986)

O filme data o final do século XVIII. Rodrigo Mendoza é um mercador de escravos espanhol que faz da violência seu modo de vida, matando o próprio irmão na disputa pela mulher que ama. Porém, o remorso leva-o a juntar-se aos jesuítas, nas florestas brasileiras. Lá, ele fará de tudo para defender os índios que antes escravizara. O elenco conta com Robert De Niro, Jeremy Irons e Liam Neeson. Dirigido por Roland Joffé e com trilha sonora do maestro Ennio Morricone.

Caramuru, a Invenção do Brasil (2001)

O filme é inspirado na minissérie da Rede Globo, “A Invenção do Brasil”. Em tom bem-humorado, o longa tem como ponto central a história do artista português Diogo Álvares, que também era um pintor talentoso, responsável por uma das lendas que povoam a mitologia brasileira — a do Caramuru. O elenco é composto por Selton Mello, Camila Pitanga e Deborah Secco. Já a direção é de Guel Arraes e o roteiro foi escrito por Arraes ao lado de Jorge Furtado.

Desmundo (2003)

1570. Portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores. Falado em português arcaico, o filme fez com que o elenco tivesse que aprender o idioma e foi apresentado com legendas para ajudar na compreensão. O longa foi premiado no Brasil e no exterior.O filme é dirigido por Alain Fresnot e conta com Simone Spoladore, Osmar Prado, Beatriz Segall e Caco Ciocler no elenco.

*Da redação com informações de agências

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!