17.2 C
Vitória
domingo, 31 maio, 2020

Há 520 anos o Brasil foi descoberto… Saiba mais!

Leia Também

Especialista dá dicas para quem deseja empreender na internet

Com as medidas de isolamento, houve um aumento no mercado de compras online. Para quem ainda não está no mercado virtual de vendas, esse é o momento.

É preciso suplementar o que não conseguimos ingerir pela alimentação

Além da maioria das pessoas não se alimentarem corretamente, existem muitos nutrientes que nosso corpo não consegue produzir sozinho e são essenciais para a nossa vitalidade.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

A chegada oficial dos portugueses foi datada em 22 de abril de 1500. Mas outra tripulação havia descoberto o território, que, mais tarde, se tornaria o país em que vivemos

Todos acreditam que o Brasil foi descoberto apenas em 1500, mas ninguém sabe que em dezembro de 1498, uma frota composta por oito navios, sob o comando de Duarte Pacheco Pereira, chegou ao litoral na altura dos atuais Estados do Pará e do Maranhão.

Entretanto, essa visita se manteve em total sigilo. Isso porque os últimos reis de Portugal, D. João II e D. Manuel I, procuravam impedir que os espanhóis tivessem conhecimento de seus projetos.

Com o retorno de Vasco da Gama a Lisboa, em agosto de 1499, D. Manuel I enviou seu fidalgo de 33 anos, Pedro Alvares Cabral, em uma expedição com seus melhores navegadores, entre eles Bartolomeu Dias, que dobrou o cabo da Boa Esperança, atingindo pela primeira vez o Oceano Índico.

As caravelas aportaram no litoral sul do Estado da Bahia em 22 de abril de 1500. – Foto: Thinkstock

E no meio do caminho algumas coisas saíram do controle. Uma das embarcações desapareceu no mar e na tentativa de encontrá-la o período de chegada atrasou. Mas, no dia 09 de abril, cruzou a linha do Equador, mesmo caminho que Vasco da Gama fez.

Entretanto, foi no dia 22 de abril que as 13 embarcações atracaram em frente a um monte chamado Pascoal, bem próximo do atual Estado da Bahia, onde permaneceu até o dia 02 de maio, tomando posse da terra.

Por lá, Cabral e sua tripulação encontraram cerca de 5 mil índios nativos que habitavam a região, como os tupis que transitavam do paleolítico, por isso produziam agricultura rudimentar, na chamada de roça branca, onde eram plantados mandioca, cará e feijão.

Também haviam três grupos principais: os macro-jês que habitavam o norte da Bacia Amazônica; os aruaques, no Planalto Central; e os cariris, também na região Amazônica.

A história no cinema

A maioria dos fatos relatados até hoje nos livros de História também pode ser acompanhada nas obras cinematográficas. Listamos alguns filmes para que você conheça um pouco sobre a descoberta do país. Confira!

O Descobrimento do Brasil (1936)

Filme dirigido por Humberto Mauro e com trilha sonora de Heitor Vila-Lobos. O longa é uma mistura de documentário com ficção, com textos extraídos da Carta de Pero Vaz de Caminha. Apresenta ainda a chegada da frota portuguesa às costas brasileiras. A produção representou o Brasil no Festival de Veneza em 1938.

A Missão (1986)

O filme data o final do século XVIII. Rodrigo Mendoza é um mercador de escravos espanhol que faz da violência seu modo de vida, matando o próprio irmão na disputa pela mulher que ama. Porém, o remorso leva-o a juntar-se aos jesuítas, nas florestas brasileiras. Lá, ele fará de tudo para defender os índios que antes escravizara. O elenco conta com Robert De Niro, Jeremy Irons e Liam Neeson. Dirigido por Roland Joffé e com trilha sonora do maestro Ennio Morricone.

Caramuru, a Invenção do Brasil (2001)

O filme é inspirado na minissérie da Rede Globo, “A Invenção do Brasil”. Em tom bem-humorado, o longa tem como ponto central a história do artista português Diogo Álvares, que também era um pintor talentoso, responsável por uma das lendas que povoam a mitologia brasileira — a do Caramuru. O elenco é composto por Selton Mello, Camila Pitanga e Deborah Secco. Já a direção é de Guel Arraes e o roteiro foi escrito por Arraes ao lado de Jorge Furtado.

Desmundo (2003)

1570. Portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores. Falado em português arcaico, o filme fez com que o elenco tivesse que aprender o idioma e foi apresentado com legendas para ajudar na compreensão. O longa foi premiado no Brasil e no exterior.O filme é dirigido por Alain Fresnot e conta com Simone Spoladore, Osmar Prado, Beatriz Segall e Caco Ciocler no elenco.

*Da redação com informações de agências

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Especialista dá dicas para quem deseja empreender na internet

Com as medidas de isolamento, houve um aumento no mercado de compras online. Para quem ainda não está no mercado virtual de vendas, esse é o momento.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O resultado, segundo a instituição, é resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

Vida Capixaba

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.
Continua após publicidade