24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Delegação capixaba conquista 28 medalhas nas Paraolimpíadas Escolares

Delegação capixaba conquista 28 medalhas nas Paraolimpíadas Escolares

O Espírito Santo terminou as Paraolimpíadas Escolares com o melhor resultado já conquistado por uma delegação capixaba. Foram 28 medalhas, o que garantiu a 15ª posição no quadro de medalhas entre os 24 estados que disputaram a competição em São Paulo, entre os dias 28 a 30 deste mês. A delegação capixaba embarcou para a capital paulista com passagens custeadas pelo programa Compete Espírito Santo, da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

No último dia de provas, os capixabas garantiram oito medalhas. Na natação, Grasiella Cristina conquistou o ouro, assim como Elias Medes que ficou com a medalha de ouro e uma de prata. Lara Tinelli conquistou uma de bronze.
No atletismo os destaques foram Pedro Henrique Silva, que terminou o dia com a medalha de ouro e Ian Carlos de Oliveira, que encerrou a participação com duas medalhas de prata.

- Continua após a publicidade -

A oitava medalha ficou com Mateus Costa. Ele conquistou o bronze na bocha. Estreante na competição, o garoto, de apenas 15 anos, foi o responsável pelo único bronze da delegação do Espírito Santo na modalidade. Medalha que foi muito festejada pelo atleta e seu treinador.

Erinaldo das Chagas, o Piti, coordenador da modalidade, parabenizou o para-atleta capixaba e se disse feliz por ver que novos talentos estão despontando no esporte, e ainda mais por vê-los conquistando suas primeiras medalhas.

“É uma alegria imensa ver tantos atletas novos surgindo. Alguns deles estrearam e já conquistaram medalhas. Esse encontro de talentos é essencial para a modalidade. A bocha é muito inclusiva, exige raciocínio, e ver tantos atletas a descobrindo nos deixa satisfeitos”, avaliou.

Em entrevista ao site do Comitê Paraolímpico Brasileiro, o presidente da instituição Andrew Parsons, mostrou sua satisfação ao ver o esporte paraolímpico do Brasil evoluir, principalmente na formação de novos nomes. Ele ainda avaliou o nível técnico da edição deste ano dos jogos.

“As Paraolimpíadas Escolares mais uma vez foram um sucesso. Além da descoberta de novos talentos, com potencial para representar o Brasil em grandes competições, como os Jogos Paraolímpicos Rio 2016, o evento aumentou em número de atletas, estados participantes e nível técnico. Isso prova que estamos no caminho certo”, ressaltou Parsons.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite recebeu a notícia das conquistas com a certeza de que os resultados seriam conquistados. “No embarque da delegação podíamos ver nos olhos de cada um deles que estavam determinados a conquistar os resultados. E estamos felizes porque esse é um resultado que orgulha o Espírito Santo e nos dá mais força para continuar oferecendo oportunidades para o que os nossos atletas e para-atletas de alto rendimento, ou que estão na formação, tenham conforto e condições para representar o Estado em competições nacionais e internacionais”, disse Vandinho.

A delegação capixaba desembarca nesta quarta-feira (31) no aeroporto de Vitória, às 14 horas. Ao todo, a delegação é formada por 48 pessoas, entre 38 para-atletas, treinadores, staffs (guias), fisioterapeuta e dirigentes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA