32.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Rio Bananal celebra 44 anos, combinando religiosidade, arquitetura e natureza

Cerca de 176 km da capital Vitória, Rio Bananal é famoso por seus atrativos naturais: rios, lagoas e cachoeiras

Por Kebim Tamanini

Há quase 100 anos, os primeiros colonizadores chegaram às margens do rio que corta a cidade de Rio Bananal. No entanto, o município alcançou sua independência de Linhares apenas em 14 de setembro de 1979, completando hoje 44 anos de sua própria história como um dos mais prósperos do Espírito Santo.

- Continua após a publicidade -

No Censo de 2022, a população de Rio Bananal (ES) atingiu 19.273 habitantes, representando um aumento de 9,94% em relação ao Censo de 2010. Quanto ao ranking populacional, Rio Bananal se posiciona da seguinte forma:

  • 38ª colocação no estado;
  • 554ª colocação na região Sudeste;
  • 1.760ª colocação no Brasil.

Localizada a 176 quilômetros da capital Vitória, na Região do Verde e das Águas, Rio Bananal é conhecido por seus atrativos naturais, como rios, lagoas e cachoeiras. Um dos pontos turísticos mais visitados na cidade é a Lagoa Jesuína, que faz parte da Juparanã e recebeu esse nome devido à influência dos jesuítas na região.

Cerca de 176 km da capital Vitória, Rio Bananal é famoso por seus atrativos naturais: rios, lagoas e cachoeiras
A cidade possui diversas belezas naturais. Foto: Setur/ES

No aspecto da religiosidade, a cidade possui um rico patrimônio histórico e arquitetônico, composto por igrejas e capelas. Com arquitetura contemporânea, essas igrejas impressionam devido aos detalhes minuciosos e à grandeza de suas construções.

Além disso, no município, destaca-se a Pedra do Cruzeiro, com grande significado religioso. Anualmente, na Sexta-feira Santa e no Dia de Nossa Senhora Aparecida, centenas de fiéis sobem até o topo para celebrar essas datas especiais. A tradição começou em uma época de seca na região, quando os moradores subiram a pedra entoando orações, pedindo chuva. Ao chegarem ao topo, a chuva finalmente veio, e essa crença perdura até hoje.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, administrada pelos padres Orionitas, é a maior na Diocese de Colatina. Destacam-se as comunidades antigas de Santo Antônio e São Sebastião, ambas na sede do município, com igrejas que são verdadeiras obras de arte da época da colonização. A Igreja de Santo Antônio, considerada uma das mais belas do Estado, abriga uma notável pintura sacra assinada pelo artista italiano Alberto Boganni.

O portal ES Brasil deseja aos ribanenses muitas conquistas e um futuro repleto de prosperidade.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA