Um dos mais respeitados escritores indígenas do Brasil e do mundo chega à Cariacica esta semana. Daniel Munduruku é convidado especial da 5ª Feira Ambiental de Cariacica. A oficina com o escritor na Feira acontece no dia 06, hoje, das 14 às 16h. A entrada é franca.
Autor de mais de 40 livros, Daniel Munduruku é filósofo e doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), considerado um dos nomes mais influentes da literatura indígena. Grande parte de sua obra é dedicada a promover os costumes indígenas e a integração do homem com a natureza.
O escritor é nascido e criado na aldeia Maracanã, no interior do Pará, e tem no seu currículo um trabalho de valorização das comunidades indígenas e sua relação com o planeta terra, procurando desconstruir estereótipos e revelar o potencial da cultura oral de seus ancestrais. Na Feira Ambiental, o escritor vem compartilhar sua experiência em um bate-papo sobre literatura e preservação ambiental.
Com obras traduzidas para o inglês e o espanhol, Munduruku tem como principal objetivo conscientizar o público infanto-juvenil. Coisas de Índio, O Sinal do Pajé e Meu Vô Apolinário – menção honrosa do Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância da Unesco – são alguns dos títulos mais famosos de sua carreira.
Daniel Munduruku também foi professor de jovens e adolescentes e hoje é presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi), organização não-governamental dedicada à preservação dos conhecimentos tradicionais das aldeias.