23.9 C
Vitória
terça-feira, 7 maio, 2024

Cristiano Ronaldo: melhor do mundo pela quarta vez

A cerimônia ocorreu em Zurique, na Suíça, e deixou o líder do Real Madrid a apenas uma vitória de se igualar ao meia argentino Messi.

Nesta segunda-feira (9), Cristiano Ronaldo foi anunciado pela Fifa como o melhor jogador do mundo de 2016, conquistando o prêmio pela quarta vez. O jogador do Real Madrid teve 34,54% dos votos e venceu a disputa contra o meia argentino Leonel Messi (26,42%), do Barcelona, e contra o atacante francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, que ocupou a vaga que foi de Neymar em 2015, mas obteve somente 7,53% do votos.  A cerimônia ocorreu em Zurique, na Suíça, e deixou o líder do Real Madrid a apenas uma vitória de se igualar ao meia argentino Messi.

- Continua após a publicidade -

Em 2016, o craque português conquistou a Eurocopa por Portugal, e a Champions League e o Mundial de Clubes com o Real Madrid. Ele ainda foi o artilheiro da competição de clubes na Europa e levou a Bola de Ouro da revista “France Football”. Vale lembrar que a publicação francesa e a Fifa encerraram parceria que acontecia desde 2010, que unificava os prêmios.

Cristiano Ronaldo: melhor do mundo pela quarta vez
Cristiano Ronaldo levanta o troféu inédito de Portugal de campeão da Eurocopa (Reuters) 

A cerimônia aconteceu em Zurique, na Suíça, e deixou o líder do Real Madrid a apenas uma vitória de se igualar ao meia argentino Messi, que ganhou todas as edições do troféu entre 2009 e 2012, além de ter vencido em 2015. Em um certo momento, craques do passado como Platini e Cruyff (que faleceu no ano passado) chegaram a alertar que Messi ganharia todos os prêmios possíveis enquanto jogasse. Não foram poucos os comentários tentando comparar o número 10 do Barcelona a Maradona ou a Pelé. “Gostaria que Messi e os outros jogadores do Barcelona estivessem aqui, mas eles têm um jogo da Copa (do Rei) na quarta. Entendemos perfeitamente” – afirmou o astro português.

Cristiano Ronaldo não disfarçava a sua irritação com a unanimidade que Messi gerava pelo mundo. Na época, um de seus principais defensores – o treinador brasileiro Luis Felipe Scolari – chegava a dizer que o português teria sido, “sem dúvida”, o melhor do mundo por anos se sua carreira não tivesse coincidido com a do argentino. Foram diversas as declarações de Cristiano Ronaldo indicando que ele, mesmo não recebendo o troféu da Fifa, se considerava superior a Messi e que iria “provar” isso durante a sua carreira.

O português chegou à conquista primeiro e ficou com o troféu de melhor do mundo de 2008. Depois de ver o rival levar todos os prêmios por quatro anos, não escondeu as suas lágrimas de alívio ao vencer de novo em 2013 e romper a sequência do argentino. Em 2014, ele repetiria o feito e espera agora seu quarto título, o que o deixaria apenas um abaixo de Messi.

Cristiano Ronaldo passou a ser o jogador mais bem pago em 2016, com uma renda avaliada pela revista Forbes de US$ 88 milhões, US$ 7 milhões a mais que Messi, que “apenas” foi campeão espanhol pelo Barcelona.

Demais prêmios

Seleção – O lateral-esquerdo do real Madri Marcelo e o lateral-direito da Juventos Daniel Alves entraram na seleção do ano, que ainda teve Manuel Neuer, Gerard Piqué, Sergio Ramos, Luka Modric, Toni Kroos, Andrés Iniesta, Messi, Luis Suárez e Cristiano Ronaldo.
Fifa Fan – Foram premiados os torcedores do Borussia Dortmund e Liverpool que entoaram juntos ‘You’ll never walk alone’ no estádio.
Fair Play – Por ceder o título da Sulamericana a Chapecoense, o Atlético Nacional, da Colômbia, levou prêmio.
Melhor técnico – Claudio Ranieri, do Leicester United. O treinador italiano conseguiu levar o azarão ao título inglês.
Prêmio pela carreira – Falcão, craque brasileiro do futsal.
Prêmio Puskas – Escolhido pelos internautas, o melhor gol do ano foi o marcado pelo malaio Mohd Faiz.
Melhor Jogadora – Carli Lloyd, norte-americana

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA