27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Temer em Portugal

O presidente brasileiro viajou para acompanhar o funeral do ex-presidente português Mário Soares. 

O presidente da República Michel Temer, que viajou para acompanhar o funeral do ex-presidente português Mário Soares, teve um breve encontro com o atual presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio Nacional de Belém, em Lisboa, na manhã desta terça-feira (10), acompanhado do ex-presidente brasileiro José Sarney. 

- Continua após a publicidade -

Em um rápido pronunciamento à imprensa brasileira, Temer lembrou que Mário Soares ajudou a estreitar os laços entre os dois países. “Vim trazer as condolências do povo brasileiro aos portugueses … Este nosso gesto vai reforçar a ligação entre Brasil e Portugal, enaltecida ao longo do tempo pela figura exponencial de Mário Soares”, declarou.

Temer disse ainda que trazia também o pesar do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “amigo pessoal de Mário Soares, com quem chegou a publicar um livro”, lembrou. Após estas rápidas palavras, não quis falar com a imprensa.

A visita oficial do presidente a Portugal é cercada de críticas pelo fato de ele se ausentar do país em meio a uma grave crise no sistema penitenciário, com rebeliões em série e detentos barbaramente assassinados dentro das unidades prisionais. E enquanto viaja, o país fica sob comando de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que acumula a função de presidente da Câmara dos Deputados.

Temer em PortugalImagem: Libia Florentino/reprodução site noticiasaominuto.com.br 

Mário Soares morreu no sábado (7), aos 92 anos, em Lisboa. As homenagens dos chefes de Estado a Soares começam no fim desta manhã. O sepultamento será nesta terça, a partir das 15h30, no Cemitério dos Prazeres, após passagem do cortejo fúnebre pelo Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do Partido Socialista (PS). 

Gilmar Mendes 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal 9STF) que compõe a comitiva oficial de homenagem a ex-presidente Mário Soares, desembarcou em Lisboa mas não foi visto no velório. O Itamaraty não respondeu ao questionamento da imprensa sobre a presença do jurista na cerimônia fúnebre, no Mosteiro dos Jerônimos, e na reunião com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio Nacional de Belém. 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA