Crianças recebem atendimento oftalmológico gratuito nas escolas

Foto: Prefeitura Municipal Cariacica

O projeto “De Olho no Futuro”, desenvolvido pelo Instituto Unimed, atenderá alunos em sete escolas públicas municipais da Grande Vitória e de Aracruz 

O programa De Olho no Futuro, iniciativa do Instituto Unimed Vitória e da Unimed Vitória, voltará a atuar em escolas públicas municipais da Grande Vitória e de Aracruz este ano. Ao todo, 3.200 alunos de sete municípios receberão atendimento oftalmológico gratuito.

Na ação, os alunos terão suas medidas aferidas por profissionais da saúde e caso necessário escolherão a armação e receberão os óculos na escola em até 30 dias.

Programa

O Programa De Olho no Futuro proporciona atendimento oftalmológico para estudantes da rede pública desde 2003. O objetivo é aumentar o rendimento escolar da criança e diminuir a evasão, muitas vezes ocasionada por problemas de visão não identificados.

Em 2017, o programa passou a homenagear o médico Ubirajara Moulin de Moraes, um dos seus fundadores, e ampliou a atuação (que inicialmente era feita apenas em Vitória) para outros municípios.

As crianças escolhem as armações que mais gostam e recebem os óculos em até 30 dias nas escolas. – Foto: Reprodução
Atendimento

Desde que foi lançado, o programa já beneficiou mais de 10 mil pessoas, entre crianças e adolescentes. Os alunos passaram inicialmente por uma triagem que identifica os casos que precisam de atendimento médico.

Todas as despesas do programa têm sido custeadas pelo Instituto Unimed Vitória, que foi criado em 2012 para ampliar a atuação socioambiental da Unimed Vitória e utiliza recursos do estacionamento do Hospital da Unimed Vitória para desenvolvimento dessa e outras ações socioambientais em benefício da sociedade capixaba.

Este ano, o SESCOOP/ES participa como patrocinador. Outros parceiros da iniciativa são Renovatio, Ver Bem e Santa Casa de Vitória (Emescam).

Confira a programação:
12 de junho – EMEF Prof Divaneta Lessa Moraes – Viana
13 de junho – EMEF Samoel Costa – Aracruz

Conteúdo Publicitário