26 C
Vitória
segunda-feira, 6 abril, 2020

Previsão de crescimento do PIB menor em 2019, segundo BC

Leia Também

Casagrande substitui secretário de Segurança Pública

Nesta terça-feira (07), assumirá o cargo, o coronel da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Alexandre Ofranti Ramalho.

Primeiro-ministro britânico é transferido para UTI

O primeiro-ministro do Reino Unido foi levado à uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em um hospital britânico, nesta segunda-feira (06).

Brasil contabiliza 553 mortes e 12 mil casos confirmados da Covid-19

O Brasil já contabiliza 12.056 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O número marca um crescimento de 8% em relação a esse domingo 905).

“Dias melhores virão”, diz Rainha Elizabeth II

Com mensagem de esperança, a rainha Elizabeth II agradeceu aos cidadãos britânicos que permanecem em casa para evitar o avanço da Covid-19.

De acordo com o Banco Central, expansão da economia brasileira caiu de 2,4% para 2% neste ano

A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil diminuiu, de acordo com o Banco Central (BC). Segundo o relatório trimestral de inflação, divulgado pela instituição nesta quinta-feira (28), o valor reduziu de 2,4% para 2% neste ano.

Entretanto, o desempenho da economia brasileira em 2018 foi decepcionante diante das expectativas iniciais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento do PIB foi em apenas 1,1%.

O BC atribui essa redução a uma série de fatores, entre eles o acidente provocado pelo rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, ocorrido em 25 de janeiro, por exemplo. Fatores como esse ajudam a reduzir o chamado “carregamento estatístico” da expansão de um ano para o outro.

A instituição acredita que está em linha com a expectativa do mercado financeiro. O próprio BC divulgou uma pesquisa na última semana passada em que mais de 100 bancos informam que a expectativa é de uma alta de 2% no PIB neste ano.

Inflação

O BC também afirmou que o índice da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), permaneceu em 3,9%. O BC projetou ainda que o IPCA vai somar 3,8% em 2020, mediante as projeções da economia.

Assim, a instituição elevou a projeção, que, em dezembro do ano passado, estava em 3,6% para o ano que vem. É importante considerar que a expectativa do BC, nesse cenário, era de que a inflação somaria 4% no fechamento de 2019 e, também, de 2020.

A meta central deste ano é de 4,25%, e o intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%.

Taxa de juros

A instituição financeira afirmou, também, que essa estimativa ajuda na definição da taxa básica de juros, atualmente na mínima histórica de 6,5% ao ano, considerando que essa taxa é fixada todos os anos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

De acordo com a última ata do Comitê de Política Monetária (Copom), segue a sugestão de “observar o comportamento da economia brasileira ao longo do tempo” e acrescentou que “esta avaliação demanda tempo e não deverá ser concluída a curto prazo”.

 

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Rede de solidariedade para superar crise provocada pela pandemia

Para enfrentar os desafios da atual crise, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) acredita que é fundamental preservar os elos.

MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

A medida vale para os alunos regularmente matriculados no último período desses cursos, desde que tenham completado 75% da carga horária

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade