Apesar da recomendação de intervenção, a Prefeitura de Colatina negou que a Ponte Agostinho Galdino apresente risco para os pedestres
Por Andressa Ribeiro*
Após realizar inspeções e vistorias na Ponte Agostinho Galdino, em Colatina, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) recomendou intervenções urgentes na estrutura, que está em obras para sua duplicação. No ofício enviado ao Corpo de Bombeiros, à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo e à Prefeitura de Colatina, o conselho orienta a realização de análise e laudo conclusivo do projeto e da execução da obra por um profissional ou empresa habilitados.
As investigações do Crea-ES, realizadas no dia 21 de maio, apontam para anomalias na estrutura metálica da ponte – conhecida como Ponte do Irajá -, sugerindo especial atenção aos parafusos e perfis de aço, além de manifestações de corrosão na estrutura abaixo do tabuleiro da ponte, o que pode colocar em risco os trabalhadores, usuários e pedestres que circulam na região.
“Após análise multidisciplinar das informações coletadas durante a inspeção, bem como dos levantamentos de documentos feitos por nossas equipes, constatamos evidências de grave e iminente risco na obra de engenharia que está sendo executada na ponte Agostinho Galdino”, alertou o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva.
A solicitação, feita no dia 29 de maio, foi motivada por denúncias e demandas de moradores, profissionais e órgãos públicos, visando mitigar os riscos para trabalhadores, pedestres e moradores da área. Entre as recomendações emitidas pelo Conselho está a necessidade de isolamento da área e restrição de acesso ao local até que um laudo, que comprove a estabilidade da estrutura, seja apresentado.
Prefeitura diz que não há risco na ponte
Em nota, a Prefeitura de Colatina esclareceu que, embora tenha solicitado, ainda não recebeu o laudo técnico do CREA-ES. No entanto, ressaltou que todos os pontos levantados no ofício já estavam em processo de correção mesmo antes da visita do CREA-ES, incluindo a documentação solicitada pela instituição.
A Prefeitura assegurou que não há risco de colapso na estrutura da ponte Agostinho Galdino Breda. Segundo a administração municipal, engenheiros constataram sinais de corrosão na estrutura da ponte antiga, mas todos os problemas, incluindo a situação dos pinos e parafusos, estavam sendo corrigidos. Todas as intervenções necessárias foram realizadas tanto na ponte antiga quanto na nova estrutura.
A Prefeitura informou que uma equipe do CREA-ES esteve em Colatina na manhã desta terça-feira (4) e atestou que todas as recomendações estão sendo seguidas. Além disso, enfatizou que está disponível para esclarecimentos adicionais e reiterou a importância da obra para a mobilidade da cidade, garantindo que o projeto segue em andamento. A previsão é de que a obra seja concluída dentro de 30 dias.
*Sob supervisão de Erik Oakes