24.9 C
Vitória
domingo, 22 maio, 2022

Covid: tira-dúvidas sobre a vacinação de gestantes

vacinação de gestantes
Foto: Divulgação/Governo do Estado

Atenção, gestantes! O Ministério da Saúde definiu recomendações para vacinação de grávidas e puérperas (período de até 45 dias após o parto).

Por Munik Vieira

O Ministério da Saúde recomenda que quem tomou a primeira dose da vacina Covid-19 da AstraZeneca, ainda que não tenha fatores de risco, aguarde o fim da gestação e do período puerpério (até 45 dias pós-parto) para tomar a segunda dose do mesmo imunizante.

A recomendação do ministério é que apenas gestantes e puérperas com comorbidades sejam vacinadas com a primeira dose dos imunizantes Coronavac ou Pfizer.

Confira!

Ainda não tomou a vacina covid-19 e não possui comorbidade?

Por enquanto, gestantes e puérperas sem fatores de risco adicionais que ainda não iniciaram o esquema vacinal devem aguardar nova orientação para tomar a vacina

Ainda não tomou alguma dose da vacina covid-19 e possui alguma comorbidade?

Gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não iniciaram o esquema vacinal devem ser vacinadas com imunizantes Sinovac/Butantan ou Pfizer

Tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca Oxford/Fiocruz?

Gestantes e puérperas que já receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz devem aguardar o término do período da gestação e puerpério (até 45 dias após o parto) para tomar a segunda dose do mesmo imunizante.

Tomou a primeira dose da vacina de outro laboratório?

Gestantes e puérperas que já receberam a primeira dose da Sinovac/Butantan ou Pfizer devem completar o esquema com a mesma vacina nos intervalos habituais.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade