27.2 C
Vitória
sexta-feira, 23 abril, 2021

Espírito Santo começa a receber pacientes com Covid-19 de Santa Catarina

O governo do Estado informou que o transporte será realizado nesta quarta-feira (03) para o Hospital Jayme Santos Neves

Da Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES) confirmou, nesta terça-feira (02), que o Estado receberá 15 pacientes de Santa Catarina para tratamento da Covid-19. O governo de Santa Catarina começa a realizar a transferência já nesta quarta-feira (03). Os pacientes receberão assistência médica no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra, região da Grande Vitória.

A transferência das pessoas com Covid-19 foi articulada após o cenário de caos no atendimento de emergência em Santa Catarina. Nessa segunda-feira (01), a ocupação dos leitos de UTI estava em mais de 99% e havia 228 pessoas na fila da terapia intensiva.

Mais leitos de UTI

Em relação aos leitos para atendimento de pacientes Covid-19, a Sesa-ES esclareceu que a estratégia adotada no Estado para o enfrentamento da pandemia foi investir na expansão de leitos em estruturas hospitalares já existentes.

Dessa forma, a capacidade de atendimento foi ampliada semanalmente a partir da contratualização com a rede filantrópica e privada, além da antecipação de obras já previstas na estrutura da rede própria (sem a construção de hospitais de campanha).

A Sesa-ES esclarece que trabalha com a disponibilidade de leitos de forma estadual. As estratégias são adotadas de acordo com o comportamento da curva da doença, que é observada diariamente. Atualmente, a rede conta com 1.343 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 no Sistema Único de Saúde capixaba, sendo 694 de UTI’s e 649 de enfermaria.

Na previsão da segunda fase de expansão no Estado, os hospitais que terão leitos direcionados para pacientes com Covid-19 são os seguintes: Hospital Santa Mônica (20); Hospital de Vitória (10); Hospital Estadual Dório Silva (18); Hospital Estadual de São José do Calçado (22); Hospital Estadual de Urgência e Emergência (30); Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (10); Hospital Estadual de Vila Velha “Dr. Nilton de Barros” (18); Hospital Materno Infantil da Serra (20); e Hospital Geral de Linhares (10).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade