16.9 C
Vitória
sábado, 31 julho, 2021

Copom anuncia nova taxa básica de juros nesta quarta-feira (17)

Segundo a pesquisa divulgada pelo Boletim Focus divulgada na segunda-feira (15), a Selic deve subir 0,5 ponto percentual em 2021

O Banco Central (BC) está em reunião para definir o novo valor da taxa Selic. O Comitê de Política Monetária (Copom) começou a discutir, nesta terça-feira (16), quanto será a variação da taxa básica de juros a ser anunciada na quarta-feira (17).

O controle da inflação é feito pelo BC a partir da Selic. A última definição do Copom atualizou, em 2020, a taxa básica de juros para 2% ao ano. O último Boletim Focus trouxe a previsão de que a Selic encerrará 2021 em 4,5% ao ano. Mas o aumento que será anunciado nesta quarta deve ser de 0,5 ponto percentual, elevando para 2,5% ao ano.

Para o fim de 2022, a estimativa é de que a taxa básica chegue a 5,5%. E para o fim de 2023 e 2024, a previsão é 6% ao ano. Atualmente, a Selic está no seu menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. Ela também é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle.

Com informações da Agência Brasil.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade