25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Copom mantém a taxa Selic em 14,25% ao ano

Na sexta reunião consecutiva em que a taxa básica de juros da economia é manida em 14,25% ao ano, juro segue no maior nível em quase 10 anos.

A decisão do Banco Central, concretizada na noite desta quarta-feira (27), confirmou previsão dos economistas do mercado financeiro. O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu pela manutenção da taxa básica de juros da economia  (Selic) em 14,25% ao ano. Uma decisão tomada de maneira unânime e sem viés, o que significa sem sinalização de ajustes no curto prazo.

- Continua após a publicidade -

“O Comitê reconhece os avanços na política de combate à inflação, em especial a contenção dos efeitos de segunda ordem dos ajustes de preços relativos. No entanto, considera que o nível elevado da inflação em doze meses e as expectativas de inflação distantes dos objetivos do regime de metas não oferecem espaço para flexibilização da política monetária”, diz a autoridade monetária, em comunicado publicado logo após a reunião. Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Luiz Edson Feltrim, Otávio Ribeiro Damaso, Sidnei Corrêa Marques e Tony Volpon.

Os juros básicos estão nesse nível desde o fim de julho do ano passado. Com a decisão do Copom, a taxa se mantém no mesmo percentual de outubro de 2006. A Selic é o principal instrumento do banco para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA