- Continua após a publicidade -

Cooperativas terão combate a fraudes em acordo inédito no ES

A OCB/ES, em parceria com MPT-ES e Receita Federal, cria ação pioneira no país para eliminar cooperativas irregulares e fortalecer o setor no Espírito Santo

Por Amanda Amaral

Um acordo de Cooperação Técnica quer acabar com as cooperativas irregulares no Espírito Santo e com fraudes como o uso abusivo do modelo societário cooperativo para disfarçar relações de emprego. A ação é inédita no país, segundo a Sistema de Organizações das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo (OCB/ES).

Além da OCB/ES, fazem parte da iniciativa, o Ministério Púbico do Trabalho (MPT-ES) e a Receita Federal do Brasil em Vitória-ES (DRF-VIT/ES), o Acordo tem prazo de 24 meses e pode ser prorrogado. A ação faz parte do Programa de Conformidade da OCB/ES, que visa a estimular a verificação da situação de uma cooperativa antes de se associar ou fechar negócios com ela.

- Continua após a publicidade -

O objetivo é implantar um canal de recebimento de denúncias sobre cooperativas não registradas ou com pendências formais. A OCB/ES vai disponibilizar as informações sobre a situação cadastral das cooperativas, assim como receber e analisar denúncias de cooperativas sem registro ou irregulares, encaminhando-as ao MPT e à RFB. Estes, por sua vez, atuarão na apuração das denúncias em suas respectivas esferas de competência, seguindo seus procedimentos internos e legislações.

“Esse é mais um importante passo que damos para garantir a presença de cooperativas verdadeiras, sérias, responsáveis e dentro da conformidade atuando aqui no Espírito Santo. Com o apoio de entidades como essas, que também trabalham com esse nobre intuito, o cooperativismo vai se fortalecer e gerar muito mais impacto para a sociedade, cumprindo o seu propósito”, disse o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

Conteúdo em Alta

Transporte por aplicativo: novo modelo chega ao ES
Vitória recebe 1º encontro nacional de reciclagem
Corinthians pode perder mando por 10 jogos
Ministério recolhe lote de azeite impróprio para o...
MPT lança campanha contra assédio eleitoral
Saiba a diferença entre cooperativas de 1°, 2°...
Crédito rural cresce 73% no Sicoob, diz Bento...
Lei zera imposto do leite do ES vendido...
30% ainda não enviaram IR 2026
Setor de comércio exterior do ES empossa novos...
Equipes da OCB/ES, Ministério Público do Trabalho e da Receita Federal. Foto: Divulgação OCB/ES
Equipes da OCB/ES, Ministério Público do Trabalho e da Receita Federal. Foto: Divulgação OCB/ES

Durante a solenidade de assinatura do Acordo, o procurador chefe do MPT-ES, Estanislau Tallon Bozi, explicou o motivo do órgão estar na parceria. “No mundo do trabalho, nós não queremos cooperativas irregulares, assim como não queremos irregularidades também em outros segmentos, de qualquer natureza. Precisamos ter nesse país uma cultura de respeitar a norma, de cumprir a lei. Quem produz as riquezas desse país não pode ter uma concorrência desleal”, declarou.

O delegado adjunto da Receita Federal, Leonildo Soares Junior, também fortaleceu a importância do diálogo para que haja um ambiente de negócios saudável. “O Espírito Santo vive um ambiente de negócios muito saudável, e esse é um trabalho que não se faz sozinho, mas com união, partilhando recursos para combater a concorrência desleal, nesse caso de empresas que estão se passando por cooperativas, mas que efetivamente não são ”, disse.

- Continua após a publicidade -

Leia Mais

Torneio de Silagem premia produtores do ES com...
BNDES libera R$ 40 milhões para bioinsumos na...
Procon-ES: confira o ranking das maiores queixas de...
Pedágio eletrônico vira alvo de golpes no ES;...
Campanha do Ministério Público incentiva inclusão de PcDs...
Cooperativismo capixaba lança campanha do Dia C em...
IR: o que pode ou não ser deduzido...
Sicoob ES libera R$ 707 milhões para cooperados
CMN libera crédito para cooperativas de leite
Brasil institui Dia Nacional de Luto por vítimas...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -